ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Vacina contra febre amarela ficará disponível durante a semana em 68 postos

Medida valerá por 60 dias para avaliar procura; até então, doses ficam disponíveis conforme cronograma da prefeitura

Liniker Ribeiro | 07/06/2019 15:39
Frasco da vacina contra a febre amarela (Foto: Divulgação/PMCG)
Frasco da vacina contra a febre amarela (Foto: Divulgação/PMCG)

A partir do dia 10 de junho, as 68 Unidades Básicas de Saúde e Unidades Básicas de Saúde da Família disponibilizarão todos os dias as doses da vacina contra a febre amarela. Até então, a imunização é feita perante cronograma de vacinação, onde ao menos uma unidade de saúde de cada região da Capital disponibilizava a dose.

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a medida valerá por 60 dias como forma de avaliar a procura por parte da população. “Não se trata de campanha e nem abertura de novos locais da vacina. A partir de agora, a vacina estará disponível em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira”, afirma a coordenadora de Vigilância Epidemiológica (SVE), Mariah Barros.

“Nosso objetivo é garantir à pessoa que ainda não se imunizou, que procure a UBS/UBSF e regularize a Caderneta de Vacinação”, complementa.

A vacina da febre amarela deve ser tomada apenas uma vez na vida e por isso, é muito provável que grande maioria da população não necessite se revacinar. Desde abril de 2017 a dose única é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e referendada pelo Ministério da Saúde.

Segundo o Calendário Nacional de Vacinação a dose contra a febre amarela deve ser administrada nas crianças aos 9 meses de vida. Por isso, pais e responsáveis são atores sociais importantes para o controle da doença e garantia de boa saúde nos pequenos.

Nos siga no Google Notícias