ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Vacinação contra gripe chega à Praça Ary Coelho nesta segunda-feira

Mil doses foram levadas ao local e devem ser usadas até o fim da tarde; Imunização no centro será realizada durante toda a semana

Yarima Mecchi | 08/05/2017 09:56
Pessoas formam fila para tomar vacina na Praça Ary Coelho. (Foto: Yarima Mecchi)
Pessoas formam fila para tomar vacina na Praça Ary Coelho. (Foto: Yarima Mecchi)

A Campanha de Vacinação contra a gripe começou a ser feita nesta segunda-feira (8) na Praça Ary Coelho, Centro de Campo Grande. De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do Município, Mariah Barros, 1 mil doses foram levadas ao local e devem ser usadas até o fim da tarde. A imunização está sendo feita na unidade móvel da sala de vacina.

"Se acabar vamos pegar mais, mas para hoje trouxemos mil doses. Vamos ficar aqui até às 17h, mas devemos começar a encerrar e distribuir senha às 16h30", destacou.

A vacinação no Centro será realizada entre hoje e sábado (13), Dia D da campanha, e entre os dias 15 e 20 deste mês, próxima semana. A campanha está sendo realizada em 65 unidades de saúde desde o dia 18 de abril e deve continuar até 26 de maio.

Mariah explica que mesmo a campanha sendo realizada fora de uma unidade de saúde, a pessoa deve comprovar que se enquadra nos grupos de risco especificado pelo Ministério da Saúde.

"Tem que provar que se enquadra. Aqui tivemos um jovem que comprovou que é profissional da saúde e se encaixa, por exemplo", disse.

O aposentado Antônio Brandão, de 79 anos, ficou sabendo da campanha no Centro no sábado (6) e hoje aproveitou para ir à Praça Ary Coelho. "Eu moro no Monte Líbano e não tem posto de saúde perto. O mais perto fica no bairro Tiradentes. Aqui é mais perto, aproveitei e vim aqui", ressaltou.

Quem também gostou da iniciativa da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) foi Sílvio Alberto Derko, de 62 anos. Ele estava passando pelo Centro e aproveitou para tomar a vacina.

"Já estava com cartão de vacinação e tudo, aproveitei para tomar. Muito melhor assim, excelente", destacou.

Aposentado, Antônio Brandão. (Foto: Yarima Mecchi)
Aposentado, Antônio Brandão. (Foto: Yarima Mecchi)

Grupos - Até o dia 26 de maio devem ser vacinados idosos, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a cinco anos, pessoas com comorbidades (necessário apresentação da prescrição médica), povos indígenas, integrantes do sistema prisional e professores do ensino regular.

Documentos -
De acordo com a Sesau, para receber a dose, todos devem apresentar o CNS (Cartão Nacional de Saúde) ou número prontuário da rede de saúde de Campo Grande, documento pessoal de identificação e a caderneta de vacinação.


Além dos documentos exigidos para todos, os profissionais de saúde devem apresentar a carteira do conselho ou holerite; as gestantes e puérperas: cartão da gestante, laudo médico ou exames com identificação; e os indígenas: cadastro na Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena).

Já os professores devem apresentar um holerite e os documentos obrigatórios para todos do grupo de risco. Os portadores de doenças crônicas precisam apresentar e deixar nas unidades de vacinação, cópia do laudo indicando a doença ou uma receita, ambos com carimbo e assinatura do médico.

Nos siga no Google Notícias

Veja Também