Veja onde se vacinar contra gripe durante o feriado prolongado na Capital
Capital está em situação de emergência devido ao aumento da Sindrome Respiratória Aguda Grave desde o dia 26
Com a cidade em situação de emergência por causa do avanço da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a vacinação contra a gripe será mantida durante todo o feriadão do Dia do Trabalhador. A estratégia é facilitar o acesso da população à dose da Influenza, principalmente de quem não consegue ir até uma unidade de saúde nos dias úteis.
A ação começa já na quinta-feira (1º de maio), com dois pontos de vacinação abertos em bairros das regiões leste e norte. No Jardim Noroeste, a aplicação será das 9h às 14h, na praça localizada na rua Indianápolis, nº 1.949. Já no bairro Coronel Antonino, a vacina estará disponível das 9h às 15h, no Mercado Gaúcho, Avenida Norte, 211.
Na sexta-feira (2), mesmo com ponto facultativo, a vacinação continua em dois supermercados: Comper Tamandaré (Avenida Tamandaré, 635) e Fort Parati (Rua da Divisão, 1.208). Em ambos, a imunização será feita das 9h às 15h.
No sábado (3), o atendimento será no Pátio Central Shopping, das 9h às 16h. Já no domingo (4), a vacinação acontece no shopping Norte Sul Plaza, das 11h às 17h. Para receber a dose, basta apresentar um documento pessoal com foto. A vacina está liberada para todas as pessoas com mais de seis meses de idade.
A intensificação da vacinação ocorre em meio à alta nos casos de SRAG, que já causou 66 mortes em Campo Grande só neste ano. Conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), seis bebês com menos de um ano de vida morreram em decorrência de vírus respiratórios. O principal agente responsável pelos casos mais graves tem sido o VSR (Vírus Sincicial Respiratório).
A falta de leitos também agrava a situação. Segundo a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, não há vagas em UTI pediátrica ou neonatal na rede pública da Capital. A prefeitura tenta, sem sucesso até agora, ampliar a oferta junto aos hospitais credenciados ao SUS.
Em meio ao agravamento do cenário, a SED (Secretaria Estadual de Educação) recomendou nesta terça-feira (29) o uso de máscaras e distanciamento social nas escolas da REE (Rede Estadual de Ensino). A decisão foi tomada com base em alerta epidemiológico emitido pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), que também destaca o período de sazonalidade dos vírus respiratórios, comum nos meses mais frios.
A orientação aos estudantes, professores e servidores inclui 10 medidas preventivas, como higiene das mãos, ventilação dos ambientes e vacinação conforme grupos prioritários.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.