A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

08/02/2013 14:27

Vereador propõe ducha e "bicicletário" em áreas públicas

Paula Vitorino
Eduardo Romero propõe incentivo ao uso de bicicleta em Campo Grande. (Foto: Francisco Junior)Eduardo Romero propõe incentivo ao uso de bicicleta em Campo Grande. (Foto: Francisco Junior)

Com o aumento de adeptos da bicicleta, seja por necessidade ou opção, projeto de lei irá propor que espaços apropriados para acolher os ciclistas sejam montados nas áreas públicas. A ideia é que o local oferece bicicletário e ducha, para o ciclista trocar de roupa e guardar sua bike.

“Essa é a grande reclamação das pessoas para não ir trabalhar de bicicleta”, diz o vereador Eduardo Romero (PTdoB), que é autor da lei que será apresentada na volta dos trabalhos legislativos, no dia 19. Ele falou do projeto em visita ao Campo Grande News nesta sexta-feira.

Além de incentivar os trabalhadores a utilizar a bicicleta como meio de transporte diário, a iniciativa pretende integrar o transporte coletivo. “Imagino você poder ir até o terminal de ônibus de bicicleta, ter lá um local para deixá-la guardada, e depois continuar o trajeto de ônibus”, diz.

Ele e sua equipe, de oito profissionais, lançaram a ideia de ir toda terça-feira trabalhar de bicicleta. Romero diz que a ideia já é discutida entre os demais vereadores, que analisam ter um dia do mês dedicado a todos os funcionários irem de bicicleta.

Ciclovia da Afonso Pena foi inaugurada em dezembro. (Foto: Luciano Muta)Ciclovia da Afonso Pena foi inaugurada em dezembro. (Foto: Luciano Muta)

Integração – O uso da bicicleta foi incentivado em Campo Grande com a construção de ciclovias, que ligam diversos pontos. Para aumentar a integração dos trajetos, o vereador diz que está realizando um estudo para traçar as rotas estratégicas onde seria necessário construir ciclo-faixas.

“A ciclo-faixa é uma alternativa para integrar as ciclovias em algumas rotas estratégicas. A sua construção é mais barata e simples do que uma ciclovia”, diz.

Além da infraestrutura adequada para o trajeto, o vereador frisa que é necessário uma mudança cultural entre as pessoas que utilizam todos os meios de transporte. “É necessário mudança de todos. Ciclistas têm que respeitar, os motoristas e motociclistas também”, diz.

Grafites – Outro tema que será levado para debate é o das pichações em espaços públicos e privados. Na manhã de hoje, o vereador pediu apoio ao comandante da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto David, para punir com mais rigor os autores dos vandalismos.

A proposta é discutir o tema em audiência pública ainda neste mês, com a participação de artistas plásticos e diversos setores da sociedade.

Pelo menos três artistas plásticos já aderiram à iniciativa para revitalizar espaços depredados. A Orla Morena, praça na Vila Jaci e áreas no bairro Universitário são alguns dos pontos que deverão ser priorizados.



Para ser bem sincero Fábio concordo que deveríamos ter banheiro na Orla, porém antes disso devemos e ajudar a cuidar da consciência das pessoas e da educação das mesmas, já que pessoas assim como você que apenas vem caminhar ou passar algumas horas na orla e necessita dos banheiros e depois vão embora, acabam deixando muita sujeira e bagunça sem banheiros que dirá com banheiros...Certo está os amigos da orla que tentam cuidar sempre da bagunça e falta de educação e vergonha na cara de pessoas que querem estrutura, mas não cuidam nem dos dejetos de seus cães e acabam largando na orla ...
 
Elias Neto Garrido em 08/02/2013 22:13:06
Agradecemos as ideias e deixamos nosso contato a disposição. Através do facebook www.facebook.com/eduardoromeroms ou pelo telefone 3316-1534.
 
Assessoria Eduardo Romero em 08/02/2013 16:05:23
No terminal Julio de Castilho ja existe um local para bicicletas, entretanto é totalmente abandonado. Você tranca a sua bicicleta com cadeado lá, vai para o terminal fazer o que deve fazer, e quando volta tem que torcer pra um sujeito não ter arrombado a corrente e ter pego a sua bicicleta.

Portanto, antes de tudo deveriam se preocupar em colocar seguranças nessas áreas, pra aí sim pensarem em evoluírem pra algo maior.
 
Felipe Ribeiro em 08/02/2013 15:40:05
Poderia se discutir também a implantação de banheiros químicos em áreas públicas como a Orla Morena, Parque das Nações, altos da Av. Afonso Pena entre outros....
 
Fábio Makoto em 08/02/2013 15:34:08
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions