ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Vereadora coloca como "insustentável" permanência de reitora no cargo da UFMS

Luciana Brazil | 18/06/2013 16:37

A vereadora Luiza Ribeiro (PPS) endureceu ontem o discurso contra a reitora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Célia Maria Silva Correa Oliveira, depois de ouvir o depoimento da reitora na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Saúde, na Câmara dos Vereadores.

A parlamentar disse que “ficou evidenciado o esquema para desarticular o serviço de radioterapia do Hospital Universitário (HU) e transferir is atendimentos para o Hospital do Câncer”. Ela ainda frisou ser “insustentável a permanência da reitora no cargo da instituição.

“Ficou evidente que a reitoria usa de pressões e até ameaças aos funcionários públicos lotados no HU, sendo certo, que inclusive a médica física Regina Prestes sofreu ameaças graves (de morte) tendo solicitado da CPI que viabilizasse junto à Polícia Federal proteção especial”, enfatizou a vereadora.

Para Luiza, pelos depoimentos, Célia teria agido com descaso diante de denúncias.

Segundo uma funcionária do HU, o setor de radioterapia da UFMS teria ficado sem funcionar durante cinco anos porque o ex-diretor do hospital, com o aval da reitora e do vice-reitor, João Tognini, teria feito de tudo para impedir seu funcionamento.

“Houve contradições nos depoimentos da reitora e dos demais técnicos ouvidos pela CPI. Sabemos que a eleição da reitora foi marcada por protestos dos acadêmicos e técnicos. Há ilegitimidade na gestão, por isso, entendemos que a comunidade acadêmica e que o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, devem se manifestar no sentido de intervir na reitoria da UFMS, até que essas questões sejam definitivamente analisadas e sanadas”, afirmou Luiza.

Luiza, que esteve presente nas audiências, alegou ainda que “a reitora não reúne confiabilidade para manter-se no cargo. Contrariando o próprio Ministério da Saúde, a reitora permitiu que o HU interrompesse, novamente, os serviços de radioterapia, deixando pacientes sem atendimento, mesmo tendo autorização para funcionamento expedida pela Vigilância Sanitária e pela Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN”.

Em 2012 quando foi reconduzida ao cargo de reitora, Célia Maria respondia a dezenas de processos de improbidade administrativa. À época, o MEC solicitou explicações sobre as irregularidades no processo de formação da lista tríplice e sobre as denúncias de irregularidades na administração.

Segundo a assessoria de imprensa da vereadora, no Ministério Público Federal foram abertos mais de 20 inquéritos civis públicos contra a UFMS, que vão desde nomeação irregular, acúmulo de cargos e concessão irregular de bolsas até fraude em pregões eletrônicos, desvio de verbas, superfaturamento e emissão de nota em nome da universidade em favor de empresa terceirizada.

Nos siga no Google Notícias