ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Vereadores e MPE vão intermediar remoção de famílias da Cidade de Deus

Kleber Clajus | 25/11/2014 13:58
Moradores fecharam rodovia por mais de 12 horas (Foto: Marcos Ermínio)
Moradores fecharam rodovia por mais de 12 horas (Foto: Marcos Ermínio)

Após protestos que fecharam a BR-262 por mais de 12 horas, nesta terça-feira (25), vereadores e o MPE (Ministério Público Estadual) se comprometeram a intensificar negociação em torno da remoção de famílias da favela Cidade de Deus para loteamento social no Bairro Noroeste, em Campo Grande.

Thaís Helena (PT) explica que a manifestação de hoje foi provocada pelo descumprimento de acordo firmado na última quinta-feira (20), quando os moradores da favela estiveram na Câmara Municipal reunidos com o secretário de governo, Rodrigo Pimentel, e o procurador do município, Fábio Leandro. Na ocasião, ficou acordada a permanência de gerador de energia elétrica, retirado da comunidade na noite de ontem.

“A prefeitura caiu em descrédito em um momento que é inadmissível a falta de sensibilidade do poder público”, declara a petista, que compõe comissão que trata do caso junto com Delei Pinheiro (PSD), Luiza Ribeiro (PPS), Ayrton Araujo (PT) e Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB).

Jaceguara Dantas, promotora de Justiça de Direitos Humanos de Campo Grande, ressalta ser preciso haver a desocupação da área no Bairro Dom Antônio Barbosa, mas de forma gradual e acompanhada de toda infraestrutura de serviços públicos como água, energia elétrica e vagas em escolas e creches.

Na região do Noroeste, contudo, lideranças comunitárias apresentam resistência em receber os novos moradores e, por isso, a promotora pretende realizar amanhã (26), a partir das 16h, ação conciliatória entre os grupos.

“O município está flexível para resolver, mas a situação é extremamente complexa. Nosso olhar não apoia atos ilegais de ocupação, mas visa pacificar o conflito dentro das garantias de segurança e da forma mais humana. Se permitir, aquela situação pode se ampliar com implicações sociais sérias”, pontua.

Nos siga no Google Notícias