ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Capital

Vereadores protestam por não serem incluídos nas discussões de reajustes

Richelieu de Carlo | 18/10/2016 13:37
Prefeitura já prevê aumento nos valores de ônibus e do IPTU. (Foto: Arquivo).
Prefeitura já prevê aumento nos valores de ônibus e do IPTU. (Foto: Arquivo).

Com a aproximação do fim do ano, os reajustes de impostos e taxas começam a ser discutidos para o planejamento de 2017. A Prefeitura já prevê aumentos no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e no passe de ônibus a partir do início de novembro, e ambos devem ser instituídos através de decretos do prefeito Alcides Bernal (PP), como aconteceu no final de 2015. Excluindo, portanto, a Câmara Municipal na tomada de decisões.

Se o aumento no IPTU ficar na casa dos 8,78% como foi estipulado pelo secretário municipal de Planejamento, Finanças e Controle e da Receitas, Disney Fernandes, a proposta não precisará do aval dos vereadores para entrar em vigor em 2017.

A legislação prevê que, quando o reajuste fica abaixo da inflação, o Executivo pode determinar o percentual através de decreto. Foi assim que aconteceu ano passado, quando a prefeitura atualizou o IPTU em 9,57%, abaixo do valor correspondente à inflação acumulada no ano.

Os vereadores de Campo Grande têm pouca influência na decisão do valor da tarifa do transporte coletivo da cidade. Segundo a assessoria da Câmara, os principais agentes na discussão sobre os valores são as empresas e a Prefeitura. A função do Legislativo é “discutir como órgão auxiliar”.

Os membros da Casa de Leis demonstraram insatisfação com esse papel de coadjuvante nessas discussões, durante a sessão desta terça-feira (18). “Não se discute com a Câmara sobre o aumento no passe de ônibus. Mas isso é politicamente necessário, pois somos nós que ouvimos a reclamação da população”, afirmou o vereador Eduardo Romero (Rede).

Para Romero, falta transparência na divulgação dos números que embasam o reajuste da tarifa do transporte público, e que para melhorar essa situação seria necessário criar uma agência reguladora exclusiva para fiscalizar as empresas de ônibus.

Outro vereador que demonstrou estar contrariado com a possível exclusão dos vereadores na discussão do reajuste do IPTU é Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB). “Nós temos que mudar isso. Só porque a lei garante que os valores abaixo da inflação podem ser instituídos por meio de decreto do prefeito, nós também temos que participar da discussão”, afirmou.

De acordo com Carlão, a prefeitura pode aumentar o IPTU abaixo da inflação por meio de decreto, mas ela cria “pegadinhas” que fazem com que a elevação dos valores seja maior do que o previsto. Uma dessas pegadinhas seria aumentar o “valor venal” dos imóveis e, com isso, arrecadar mais.

“Um imóvel com valor de, por exemplo, R$ 10 mil, a prefeitura vai lá e diz que está valendo R$ 20 mil. Com isso ela consegue arrecadar quase 100%, ao invés do que foi inicialmente estipulado. Isso aconteceu ano passado”, explicou Carlão.

IPTU - Para 2017, o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), cobrado pela Prefeitura de Campo Grande, deve ser reajustado em 8,78%. O valor corresponde à inflação acumulada no ano, calculado pelo IPCA-E (Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial) e divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Segundo o secretário municipal de Planejamento, Finanças e Controle e da Receitas, Disney Fernandes, o cálculo ainda não foi fechado e está em processo de simulação. “O número é um previsão”, diz. 

Passe de ônibus - A Prefeitura já iniciou os estudos e coleta dos valores que irão embasar o reajuste e tudo indica que será um dos maiores aumentos dos últimos cinco anos, por conta da alta na inflação.

Segundo Ritva Vieira, presidente da Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Públicos e Delegados de Campo Grande), está quase descartada a hipótese de congelamento ou redução na tarifa. “Tudo indica que haverá aumento sim, até pela questão inflacionária”, disse sem dar informações mais específicas sobre o valor.

Nos siga no Google Notícias