ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Veto da Uber em Londres reforça necessidade de regras, diz Marquinhos

Prefeito destacou que segurança publica é fundamental para garantir qualidade do serviço.

Anahi Gurgel | 22/09/2017 12:31

No dia em que o aplicativo de “caronas pagas” Uber completa um ano de operação de Campo Grande, nesta sexta-feira (22), a repercussão vem do outro lado do continente. O prefeito Marquinhos Trad (PSD), disse que o veto da operadora em Londres retrata a necessidade de se impor regras para o serviço, principalmente em relação à segurança pública. 

agência municipal de transportes de Londres anunciou hoje que não vai renovar a licença operativa da Uber, que vinha sendo acusada de não comunicar crimes cometidos por motoristas parceiros às autoridades policiais. 

Em agenda pública hoje, Marquinhos disse que a decisão anunciada em Londres mostra o quanto é importante seguir regras e cumprir parâmetros como os do quesito segurança dos usuários. 

“Vivemos num país onde a segurança não é absoluta para o cidadão e medidas como a identificação dos motoristas, por exemplo, deveriam ser avalizadas pela própria Uber. Mas é uma empresa que vem da Califórnia, de um país onde a segurança pública é diferente da nossa, e ela prefere não rotular os cadastrados, não identificá-los com um simples adesivo, como foi decidido por todos”, disse, referindo-se à elaboração do decreto municipal 13.157/17. 

“Não sou contra Uber, muito pelo contrário. A empresa oferece preço acessível e, se isso é bom para a população, sou totalmente a favor. Mas tem que ter regulamentação”, pontuou.


Em Londres, a Uber, que emprega cerca de 40 mil motoristas por lá, informou que irá apresentar recurso, no prazo de 21 dias.

celular com aplicativo Uber em operação em Campo Grande (Foto: André Bittar)
celular com aplicativo Uber em operação em Campo Grande (Foto: André Bittar)

Polêmica - Desde que começou a operar na Capital, a operadora norte-americana gera polêmica e atritos, principalmente com taxistas e mototaxistas. Entre os pontos mais questionados estão a tarifa dinâmica e a ausência de regras para estipular pagamento de tributos, por exemplo.

Meses de discussão entre todas as categorias se passaram até a elaboração do decreto municipal nº 13.157, de 16 de maio de 2017.

Mesmo após publicação, a polêmica continuou e até teve a manifestação da própria Uber, que considerou o decreto "retrógrado". estima-se que cerca de mil motoristas estejam cadastrados no aplicativo em Campo Grande. 

No dia 3 de agosto, o juiz David de Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, suspendeu por tempo indeterminado os efeitos do decreto, em resposta à ação civil coletiva de consumo proposta pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul).

No dia 16, o Tribunal de Justiça manteve a decisão do juiz, ratificada pelo desembargador Eduardo Machado Rocha, em parecer publicado em resposta ao recurso da prefeitura solicitando efeito suspensivo da deliberação.

O município alega que o decreto antes de ser publicado contou com amplo debate público, do qual participaram todas as categorias envolvidas, inclusive os motoristas das OTT's (Operadoras de Tecnologia de Transporte).

Nos siga no Google Notícias