A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

05/11/2013 18:26

Vídeo: Mulher da a luz em posto de saúde onde falta quase tudo

Lidiane Kober
Cury disse que o parto ocorreu em condições de extremo risco (Foto: Paulo Francis)Cury disse que o parto ocorreu em condições de "extremo risco" (Foto: Paulo Francis)

Após esperar quase três horas por socorro do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), uma mulher, de 33 anos, deu a luz a um menino na UPA (Unidade Básica de Saúde) do Bairro Coronel Antonino, sem medicamentos e aparelhos necessários para a realização de um parto seguro. Nem material básico, como agulha para pegar veia do recém-nascido, havia no local.

O fato ocorreu no início da manhã do dia 11 de outubro, durante o plantão do médico Eduardo Cury. A mãe, de gravidez considerada de risco, acionou o Samu para conduzi-la a uma maternidade, mas o socorro demorou a chegar e ela foi obrigada a dar a luz na Upa. “Corremos o risco de perder a mãe e o filho porque uma unidade básica não tem condições mínimas para a realização de um parto”, disse o médico.

O perigo começou pelo fato de a equipe desconhecer o histórico da mulher. “Não sabíamos nada sobre ela, nem idade, se já era a mãe ou se possuía algum tipo de doença”, comentou Cury.

Para piorar a situação, a Upa não conta com mesa ginecológica, nem aparelho respirador e oxigenador. “Se a mãe desmaiasse não teríamos como reanimá-la”, explicou. A unidade, ainda segundo o médico, não dispõe de fonte de calor, em caso de choque térmico da criança. “Na barriga, a temperatura é de cerca de 36 graus e fora de 18”, esclareceu. “Havia o risco de parada cardiorrespiratória”, emendou.

Outro risco girava na possibilidade de o bebê nascer com o cordão umbilical em torno do pescoço ou de ele precisar de medicamentos. “Estamos sem agulha para pegar a veia de recém-nascido para aplicar remédios”, afirmou. “E se ele saísse com os pés em vez de a cabeça para fora”, completou. “Enfim, foi extremamente arriscado realizar esse parto no posto”, concluiu.

Roleta russa – Inconformado com o perigo que a paciente e o filho correram, o médico denunciou falta de gestão na saúde pública de Campo Grande. “O que está acontecendo nos postos é uma roleta russa, não podemos esperar alguém morrer para tomar uma atitude”, frisou.

Segundo ele, o secretário municipal de Saúde, Ivandro Fonsenca, “não tem conhecimento do sistema, é inacessível e não aceita críticas”. “Nunca, nos meus 20 anos de medicina em Campo Grande, vi faltar tanto medicamento e material básico como agora”, reforçou.

Cury disse que falta desde baixador de língua a adrenalina e papel para receita. “Adrenalina é um medicamento fundamental para atender casos de urgência, como parada cardíaca, choques e problemas respiratórios”, detalhou. “Tem dias que também falta dexametasona (corticoide) e prednisolona (contra bronquite)”, acrescentou.

Ameaças – Como outros médicos que denunciaram os problemas na rede pública de saúde da Capital, Cury também revelou ser alvo de “ameaças” e perseguição. “Venho recebendo ameaças, mandaram me dizer que estou falando demais”, contou.

No ano passado, o médico concorreu a vereador em chapa oposta a do prefeito Alcides Bernal (PP). Ele, no entanto, fez questão de frisar que o fato de trazer o caso à tona não se trata de picuinha política. “Tenho 35 anos de profissão, 70 mil consultas, seis mil partos e mais de 100 mil procedimentos e jamais vou colocar política acima disso”, garantiu.

Segundo ele, a medicina e a vida das pessoas estão bem acima de disputas eleitorais. “A verdade não pode ser contaminada pelo fato de ter disputado uma eleição, o que aconteceu com essa mulher foi muito grave e não pode acontecer de novo com outra pessoa”, finalizou.



estou recente na cidade de campo grande,venho de porto velho -RO,vejo muitas coisas aqui,que me da medo.esse medico ta de parabens..tenho uma filha.e vendo esse tipo de coisas,dá é medo de ter filho em um lugar desse.tenho problema de coração.insuficiencia mitral..e eu jamais quero ter filho aqui.meus parabens a esse medico.merece respeito.
 
marta lina rocha vieira em 06/11/2013 22:36:56
PORTARIA N.1.601, DE 7 DE JULHO DE 2011- Estabelece diretrizes para a implantação do componente Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) e o conjunto de serviços de urgência 24 horas da Rede de Atenção às Urgências, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. Art. 2º A UPA 24 h tem as seguintes competências na Rede de Atenção às Urgências: VII - prestar atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica, e prestar primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, de modo a definir, em todos os casos, a necessidade ou não de encaminhamento a serviços hospitalares de maior complexidade; quer que desenhe "dr"??
 
Regina Cáceres em 06/11/2013 13:24:03
Tomara mesmo que essa mulher não tenha votado do Bernal.... Não ia conseguir dormir, pois avisados todos foram , votaram porque não prestaram atenção, e agora?????
Cadê o Bernal???????????
fora Bernal.
 
Lenita Santos em 06/11/2013 11:08:17
Parabéns Dr Cury pela competência e o grande trabalho prestado a sociedade já o nosso prefeito e o secretario de saúde não podemos dizer o mesmo
 
jairo amarante da silva em 06/11/2013 10:24:00
Isso e muito bom a denuncia do medico, pois sempre cai a culpa que nao tem medico para atender, e continua o mal atendimento de funcionarios nao preparado sem amor ao proximo. E a verdadeira verdade o final dos tempos.
 
guia maria ferreira em 06/11/2013 10:19:23
Isso que aconteceu na UPA acontece todos os dias em todos os setores da administração pública, ou seja, o descaso, a falta de materiais que são tão importantes para que os funcionários realizem um bom atendimento. Como a gente sofre sem materiais, muitas vezes temos que tirar do nosso bolso, de um salário que mal dá pra comer...isso é horrível e me traz uma revolta muito grande. As pessoas não tem noção do que acontece nos órgãos públicos e como os funcionários tem que se virar em mil pra dar conta do recado porque o poder público não cumpre seu papel. 2014 vem aí, se alguém está contente com tudo isso, que continue votando nas mesmas pessoas, mas se você como eu não está contente, chegou a hora de dar a resposta.
 
Marta Nunes em 06/11/2013 10:12:08
parabéns DR!!
Tbm deixo aqui a minha indignação do que aconteceu dom DR Renato,quem o conhece sabe do profissional e do ser humano que ele é
 
teresa armanda em 06/11/2013 10:03:06
Parabéns ao Dr. Cury, e fica a pergunta. Sera que essa senhora votou no Banal?
 
Geraldo Garcia Antero da Silva em 06/11/2013 09:48:51
Ministério público, onde esta você, alguém tem tomar providências URGENTE, o POVO que elegeu esse prefeito esta morrendo sem atendimento. DEUS vai cobrar a todos que não se mexem para mudar essa situação.
 
wilson petroni em 06/11/2013 09:45:16
Onde esta a Ass. Médica que não denuncia o Prefeito. Sr. Prefeito, enquanto o Sr. esta preocupado com seus contratos mal efetuados (será que são mal efetuados mesmos ou são outras coisas) a população esta perecendo muito mais que antigamente, se a coisa já era feia, imaginem como esta este ano, e o prefeitinho, ainda se diz perseguido, que é politica, que faz tudo certo, que só querem tira-lo do cargo porque venceu o grupo que estava no poder há anos, é muito grave a situação da saúde municipal, chegou a esse ponto, porque sabem da impunidade de impera no Brasil, podem matar o povo a vontade que ninguém vai preso, ou seja politico nenhum responde pela incompetência ou seja lá o que for, mesmo pressionado pelo processo, já fazem 10 meses que a situação só piora, e olha que já era feia.
 
Wilson Petroni em 06/11/2013 09:42:37
Na altura do campeonato ainda tem gente "inocente", dizendo que médico independente de política atende bem. Será? Pode ser que tal atendimento seja de olho nela(política).
 
Jair Camilo em 06/11/2013 09:41:16
Parabéns por exercer sua profissão com humanidade.
E uma vergonha como estão os postos de saúde, onde trabalho não tem material, o aparelho de raio-x esta estragado a 2 anos, quando chove vários setores para de atender os pacientes, pois escorre água e alaga tudo.
 
maria silva em 06/11/2013 09:22:15
Tanta incompetência nessa prefeitura!!! #ForaBernal
 
William Vilela em 06/11/2013 09:07:36
Gente, o que vai ter que acontecer pra tomarem atitudes de homens e não de políticos? não acredito numa barbaridade dessa!! Senhores tomem vergonha, olhem o que tá virando a nossa bela cidade que sempre tivemos orgulho daqui.Só JESUS na causa!! não é possível!!
 
Adriana R. Crivelli em 06/11/2013 09:06:24
Tudo isso é tão grave quanto não atender o chamado de mulheres que acabam dando a luz em casa sozinhas, tão grave quanto confundir uma doença por outra,Tão grave quanto não fazer teste alérgico a medicamentos, hoje pelo uso indiscriminado de dipirona é comum ver pessoas que se tornaram alérgicas ao mesmo.Tão grave é a depredação do sistema de saúde por aqueles que deveriam zelar por ela.Tão grave como administração corrupta nos hospitais.Tão grave é ver pessoas encherem a boca para dizer que são médicos e virarem as costas ao povo.Tão grave quanto deixar que o lado político do médico se sobreponha ao seu lado humano.Tão grave quanto ser conivente com com as coisas erradas e se calar.Ver , saber e não fazer nada o torna cúmplice até de um crime.Que venha 2014.
 
Marcia França em 06/11/2013 08:58:52
Coloca um CUBANO para atender no posto de saúde e acham que tá tudo resolvido, assistência médica é bem mais do que isso, não pode-se condições de trabalho, local adequado para atendimento a população, grau de risco para a saúde, material de uso, higiene no local para não causar infecção e piorar a situação, são esses alguns fatores que quem trabalha em posto de saúde e hospitais enfrentam diariamente, é uma pena o setor público ignorar esses elementos e esquecem que a principal questão é do seu rebanho eleitoral, que é assim que eles pesam, igual ao vereador do RIO dizendo que mendigo deveria ser ração de bicho. Não sei se chegamos a esse nível, mas acredito que está muito próximo.
 
jose carlos em 06/11/2013 08:58:24
Uma tremenda irresponsabilidade é o SAMU ao invés de ir imediatamente a maternidade, ir até a UPA realizar a troca de turno da equipe. Deu no que deu.
 
Abraao Raeh em 06/11/2013 08:54:39
Esse secretário de Saúde não possui qualificações para o cargo é desagregador e vingativo, já perdeu a confiança dos servidores e provocou o afastamento dos parceiros está mais do que na hora de ser substituído.
 
francisco manoel em 06/11/2013 08:47:59
Que interessante!!! Até parece que a saúde pública de Campo Grande sempre fora perfeita. Que memória curta nós temos. SEMPRE FOI COMO ESTÁ. PORQUE QUEREM SACRIFICAR O ATUAL PREFEITO? Vou provar a minha afirmação: em 2.003 o HR não tinha sequer analgésico para os pacientes do ambulatória que ficavam em observação!!!
Em 2.011 um Centro de atendimento 24hs deixou meu neto esperando das 14hs até 21hs e não o atendeu, e tivemos que ir embora porque o quadro se agravou: forte gripe, com altíssimo pico de febre, tosse improdutiva etc... Tivemos que recorrer a médico amigo para atendê-lo. Todo mundo está entendendo que temos memória curta?
 
João Batista Paiva em 06/11/2013 08:46:57
PARABÉNS DR. CURY E CAMPO GRANDE NEWS, DENÚNCIA EM CIMA DE FATOS REAIS, CASOS COMO ESTES ESTÃO ACONTECENDO DIARIAMENTE AQUI NA NOSSA CIDADE. UM PREFEITO QUE NÃO TINHA EXPERIÊNCIA NO EXECUTIVO COLOCOU NA SECRETARIA UMA PESSOA QUE NÃO SABE NADA DE GESTÃO. ESPERO QUE A JUSTIÇA ACONTEÇA EM BREVE E NOSSA CIDADE POSSA TER NOVAS PESSOAS PARA "SALVAR" NOSSA CIDADE.
 
Adilson Silva em 06/11/2013 08:46:35
e isso dr.EDUARDO CURY só vc mesmo com sua experiência e competência e que tem que falar meter a boca tomar partido!! dos mais fracos os leigos como nos, que no meu ver estamos correndo risco de vida dentro dos postos de saÚde? pque os profissionais são competentes.... faz tudo para amenizar nossas dores..... mais como fazer? se não tem nada para nos auxiliar o que estar faltando e competência de um bom PREFEITO UM BOM SECRETÁRIO DE SAÚDE ESTAMOS POBRE DE COMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA ATE QUANDO VAMOS TER UM PREFEITO COMO ESTE? SEM NOÇÃO NEM UMA ..... OBRIGADO DR. EDUARDO POR ESSA REPORTAGEM SÓ VC MESMO PARA PEDIR SOCORRO POR NÓS E OLHA QUE A SAÚDE AQUI JÁ FOI BOA? POSTOS C/ REFERENCIAS IMAGINA OS OUTROS OBRIGADO DR.
 
cicera maria em 06/11/2013 08:45:17
Grato pela sua coragem, lucidez e imparcialidade, dr. Cury. Pessoa do eu tipo é que precisamos. Grato, mais uma vez, pela sua atuação.
Abraço amigo e respeitoso.
 
Juarez Loureiro de Almeida em 06/11/2013 08:39:41
Parabéns Dr. Cury, pelo profissional e pelo ser humano que o sr, é. Para mim foi uma HONRA ter te conhecido há muitos anos atras, o sr. chamou minha atenção no estágio que eu fiz na Maternidade e ajudou MUITO na minha formação profissional. Pena que algumas pessoas não conhecem a qualidade do seu comprometimento profissional, que ensina sem ofender, que defende o paciente SEMPRE EM PRIMEIRO LUGAR, ao contrário do discurso político!!
ESTOU COM MEDO DA PRÓXIMA EPIDEMIA DE DENGUE QUE VEM POR AI...
Nos ajude, interceda, para que possamos salvar as pessoas/pacientes
 
Maria Nogueira em 06/11/2013 08:29:39
O DR CURY E UM DOS POUCOS MÉDICOS QUE DÃO A VIDA A PROFISSÃO QUE ESCOLHEU POIS NÃO VE SE E RICO OU POBRE SE E NEGRO OU BRANCO ATENDE A TODOS COM RESPEITO E SOLIDARIEDADE , ESTE E UM MÉDICO QUE HONRA O JURAMENTO QUE FEZ.
 
SILVANA BARONI em 06/11/2013 08:25:20
Não sei se quem compra voto é político sério!! Esse ai quer é ferrar o Bernal como muitos!!! Um monte de podres esses políticos!! Que eu saiba essa mulher tinha tudo programado para ser atendida no hospital regional, pois ja vinha sendo acompanhada por eles, e mesmo a pedido dela para levar para o regional, foi levada para esse posto de saude!! Isso só pra meter o pau na administração pública. Pois tudo que acontece de ruim na cidade é culpa do Bernal!! Será que a culpa é somente dele? Será que o serviço público não seria de responsabilidade de todos que estão no poder público?
 
Ana Magalhães em 06/11/2013 08:23:54
parabens doutor cury
 
vanderlei marques em 06/11/2013 08:17:33
Alguém pode me explicar porque ainda defendem o Bernal ? A população não merece esse descaso e tamanha incompetência e despreparo do secretário de saúde, o Ivandro. A única coisa que ele fez foi instaurar mais de 300 sindicancias na sesau só para pegar erros da gestão passada e se esqueceu de trabalhar em prol da saúde da população que foi quem votou para o chefe dele. Cadê o MP e a Câmara ? até quando vamos aguentar isso ?
 
Paulo Araujo em 06/11/2013 08:01:11
É lamentável a falta de humanidade e vontade política, a população sendo tratada como lixo, médicos a sua própria sorte, políticos discutindo quem apoia quem...Como cidadã partindo da premissa de superioridade da CONSTITUIÇÃO FEDERAL, solicito ao MPE que tomem providências, verifiquem os Postos de Saúdes, verifiquem a situação da saúde pública, pois não há NINGUÉM por nós, senhores cumpram com seu dever, tomem providências.
 
marcia silva em 06/11/2013 07:52:54
Esse doutor merece respeito, porque leva sua maleta particular para atender melhor os pacientes, independente de politica ele sempre atendeu muito bem.
 
Silvana Oliveira em 05/11/2013 23:03:55
Não é que a UPA esteja com falta de material, é que ela não possui aqueles materiais devido a não ser sua atividade fim, visto paro ser de responsabilidade das maternidades.
 
João Dias em 05/11/2013 22:36:07
Gostaria de fazer algumas correções na matéria acima: 1- Conforme a "paciente" o Samu levou quase 1 hora para chegar em sua residência, e não 3 horas como noticiado; 2- Minha denuncia é TECNICA e esta fundamentada no meu Juramento como Médico, no Código de Ética do CRM( onde todo médico deve denunciar as más condições de trabalho e etc...) e no PROFUNDO RESPEITO E AMOR A POPULAÇÃO USUARIA DO SUS, além de ser uma HOMENAGEM A TODOS FUNCIONARIOS DA SECRETARIA QUE ESTÃO TRABALHANDO EM SITUAÇÕES ADVERSAS. Muito obrigado ao Campo Grande News pela oportunidade "cívica e cidadã" de permitir ocupar um espaço tão importante nesse PRESTIGIOSO JORNAL. Um abraço!
 
José Eduardo Cury em 05/11/2013 21:08:52
Parabéns Doutor e, todos que vi ao seu lado no video, trabalhando com boa vontade, apesar da situação dificil que estão passando...