ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Viúva de ciclista que morreu em enxurrada vai receber 16,9 mil

Nadyenka Castro | 11/04/2013 18:15
Chuva abriu cratera. Dionisio morreu durante enxurrada. (Foto: Minamar Júnior/ Arquivo)
Chuva abriu cratera. Dionisio morreu durante enxurrada. (Foto: Minamar Júnior/ Arquivo)

A Justiça mandou a Prefeitura de Campo Grande pagar R$ 16,9 mil em indenização a viúva de um ciclista que morreu durante enxurrada, no dia 1º de abril de 2008.

Dionisio Ferreira morreu durante uma chuva forte, no cruzamento das ruas Goiás e Abrão Júlio Rahe. Ao tentar retirar a bicicleta de um buraco, caiu e morreu afogado.

Após a morte, a esposa dele fez tratamento psiquiátrico e pediu indenização por danos morais. Ela alegou à Justiça que dependia economicamente dele e ainda que a ausência de serviço público adequado para escoamento de água pluvial provocou a morte.

Em contestação, o Município de Campo Grande sustentou que a causa da abertura do buraco foi a chuva fora do normal ocorrida no dia e que deve ser observada também a culpa da vítima que deveria ter evitado trafegar em dia de chuva torrencial.

O magistrado responsável pelo caso, Alexandre Ito, da 6ª Vara de Fazenda Pública e Registros Públicos, reconheceu a culpa do município e também de Dionizio no acidente. “É importante ressaltar que a conduta do de cujus Dionísio Ferreiratambém contribuiu para o acidente, pois, caso estivesse dirigindo a bicicleta com cautela, em decorrência da chuva torrencial, não teria sofrido o acidente que culminou em seu óbito”.

Conforme analisou o juiz, está comprovada a omissão do Poder Público Municipal na drenagem adequada, pois “se não fosse o alagamento e a cratera que se abriu na via pública, o acidente enfrentado pelo marido da autora não teria ocorrido”.

O magistrado determinou pagamento de 25 salários mínimos em indenização por dano moral, corrigidos até a data que a viúva receber. O município terá que pagar também à viúva pensão mensal vitalícia de 50% do salário mínimo. Cabe recurso à decisão.

(Matéria editada às 8h20 desta sexta-feira para correção)

Nos siga no Google Notícias