ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Céu claro deixa raios solares em nível de alerta em MS

Redação | 23/02/2010 13:37

Mais que o desconforto do forte calor que tem feito, sair ao sol em Campo Grande representa risco ainda maior a saúde nestes últimos dias. A cidade está entre as 14 capitais brasileiras onde o índice de radiação de raios ultra-violeta (UV) está em nível de alerta. O índice, em uma escala de 1 a 16, está em 14, o que significa perigo para quem se expõe ao sol.

Segundo a explicação dos meteorologistas, a elevação do índice está relacionada à pouca nebulosidade. Sem nuvens, a radiação atinge mais facilmente a superfície da Terra. A escala do índice dos raio UV indica que de 1 a 2 é considerado baixo; de três a cinco é apontado como moderado; seis e sete são altos; já entre oito e dez são considerados muito alto; enquanto os superiores a dez são apontados como extremos.

Além de Campo Grande, em cidades da região Oeste do Estado (Corumbá, Porto Murtinho, Ladário, Miranda e Bodoquena) o índice de radiação também está alto. A Defesa Civil já foi informada, para tomar providencias a respeito, entre elas a orientação às escolas para evitar atividades físicas ao ar livre.

O alto índice de raios UV aumenta o risco de danos à pele. Pode ser apenas uma vermelhidão até o aparecimento de manchas, que contribuem para o envelhecimento e o desenvolvimento de câncer de pele, se a exposição for feita por tempo prolongado, regularmente.

Portanto, uso de filtro solar, roupas leves e o consumo de líquidos são hábitos obrigatórios mesmo que a exposição ao sol for curta. Pessoas de pele branca devem se proteger ainda mais.

Calor continua - O calor intenso em Mato Grosso do Sul deve seguir nos próximos dias. Nesta madrugada, em Campo Grande a temperatura ficou em 24,5 graus e a sensação térmica de 27 graus.

A previsão, segundo a Estação Meteorológica da Uniderp/Anhanguera, é que as temperaturas continuem altas até a sexta-feira, quando devem cair um pouco. São previstas chuvas para municípios da região Oeste.

Nos siga no Google Notícias