ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

China sinaliza abertura de mercado para estados

Redação | 21/05/2009 14:47

Durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China, esta semana, a delegação brasileira do Ministério da Agricultura (Mapa) acertou a revisão da agenda de trabalho para a diversificação do comércio do agronegócio entre os dois países. De acordo com o Mapa, 93% das exportações brasileiras para o país asiático, atualmente, estão concentrados na soja e seus derivados.

Na visita foram aprovados modelos de Certificado Sanitário Internacional para Exportação a serem utilizados em alguns produtos, nos mesmos moldes do que já foi feito com a carne de ave brasileira, que deve ter o embarque iniciado até o próximo mês, e as tripas de ovinos e caprinos da China, com comercialização já autorizada.

Segundo o ministério, o modelo de certificado sanitário em vigor para a carne bovina valerá até 15 de agosto. Depois, o novo certificado acertado entre os dois países, com base no protocolo existente para o produto, passa a valer.

A China autoriza, atualmente, apenas as importações de carne bovina de quatro estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rondônia e Acre. Nesse encontro, entretanto, o país sinalizou a abertura do mercado para todas as outras unidades da federação reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livres de febre aftosa: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe, Tocantins e partes do Amazonas e do Pará.

Os governos brasileiro e chinês também se comprometeram a aprofundar a cooperação técnica em produtos lácteos, ovos para incubação, pintos de um dia, frutas, gelatina, carne e couro de equídeos e registro de estabelecimentos nacionais exportadores de carne bovina.

Nos siga no Google Notícias