A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2018

02/10/2014 10:40

Chuva aumentou até 264% em algumas cidades e em outras choveu pouco

Aliny Mary Dias
Em algumas cidades, volume de chuva foi 200% maior do que setembro de 2013 (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)Em algumas cidades, volume de chuva foi 200% maior do que setembro de 2013 (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

Apesar de setembro ter sido bastante seco na maioria das cidades de Mato Grosso do Sul, as chuvas registradas principalmente na segunda quinzena do mês fizeram com que as médias em algumas cidades superassem em mais de 200% o registrado no mesmo período do ano passado.

Conforme os dados do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul), o município que mais registrou chuva nos 30 dias de setembro desse ano foi Sete Quedas, com 269 milímetros. No mesmo período do ano passado, a cidade acumulou 148 mílimetros, um aumento de 81% na comparação dos dois números.

Outra cidade onde a chuva foi abundante no mês passado é Rio Brilhante, que registrou 225 milímetros. Em setembro de 2013, choveu 67,8 milímetros. A variação do ano passado para esse ano é um aumento de 235%.

A cidade que mais teve diferença se comparado os número de 2013 com os desse ano é Ponta Porã. No ano passado foram 54 milímetros e no mês passado choveu 197,2 milímetros na cidade, um aumento de 264%.

Mas a chuvarada não foi realidade em todas as cidades. Dourados, por exemplo, foi o município que menos registrou pancadas de chuva. Foram apenas 11,2 milímetros contra 104,6 no ano passado, uma diminuição de 89%.

Coxim é outra cidade que teve diminuição no volume de chuvas. Foram 39,4 milímetros em setembro desse ano e no mesmo período do ano passado foram 80 milímetros. Em Aquidauana as chuvas também foram menos intensas, no ano passado choveu 40,8 milímetros contra 23,2 no mês passado, diminuição de 42%.

Ainda de acordo com os dados do Cemtec, em Campo Grande choveu 65,8 milímetros durante todo o mês. O índice é diferente do apurado pelo centro meteorológico da Uniderp/Anhanguera em razão da localização das bases. No mesmo perído do ano passado choveu 101 milímetros.

Capes recebe até sexta-feira inscrição para 400 bolsas
A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) recebe até a próxima sexta-feira (19) inscrições para programas no exterior. Sã...
Atendimentos da Carreta da Justiça voltam a acontecer no dia 22
O calendário de viagens da Carreta da Justiça, projeto do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), será retomado começa no próximo dia 22, ...
MEC inicia debates para implantar Base Nacional Comum Curricular
O Ministério da Educação (MEC) escolheu o Ceará para começar a elaborar as estratégias de implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions