ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Chuvarada de fevereiro no Estado ultrapassou previsão em 80%

Média esperada para o mês de março é de 154,1 milímetros de chuva

Danielle Valentim | 01/03/2018 12:43
Volume da chuva de Aquidauana aumentou 68,78% com relação a média esperada. (Foto: Saul Schramm)
Volume da chuva de Aquidauana aumentou 68,78% com relação a média esperada. (Foto: Saul Schramm)

Fevereiro registrou acumulado de 151,2mm de chuva, quando o esperado era de 191,2mm para todo o Mato Grosso do Sul. A quantidade equivale a 78,90% do volume esperado para todo o mês. A medição é do professor e meteorologista Natálio Abrão, por meio da Uniderp, Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), USP (Universidade de São Paulo), e Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Dos 79 municípios, oito tiveram os maiores aumentos dos volumes esperados. Em Bodoquena houve aumento de 121,53%, Sonora 47,94%, São Gabriel 72,09%, Dourados 95,17%, Aquidauana 68,78%, Ponta Porã 53,41%, Rochedo 44,11% e Campo Grande 39,65%.

Ainda segundo o meteorologista, a distribuição espacial das chuvas em fevereiro ficou bem definida nas regiões de norte para sul, em que os volumes mais elevados ocorreram. Os setores leste e oeste do Estado não tiveram boa distribuição.

O fato é explicado pela frequência do centro de baixa pressão no norte do Paraguai e do canal de umidade vinda da Amazônia que favoreceu as nuvens carregadas nos locais com maiores índices pluviométricos.

Mes de março - A média esperada é de 154,1mm de chuva. Os modelos indicam redução significativa dos volumes de chuva com maior intensidade nas regiões central, que incluem Campo Grande, Bandeirantes, Terenos, Sidrolândia, Jaraguari e Ribas do Rio Pardo; Sul e sudeste, que abrange Dourados, Maracaju, Itaporã, Angélica, Ivinhema, Novo Horizonte e Naviraí; e região Oeste com Miranda, Aquidauana, Porto Murtinho, Corumbá e Ladário).

O verão tem início dia 20 de março às 12h15, no entanto a região norte, nordeste e leste as chuvas seguem dentro ou até acima das médias. O que significa que diante das bacias dos rios Miranda, Aquidauana, Rio negro e Corguinho, as chuvas devem influenciar os níveis dos rios Taquari, Coxim, Miranda, Murtinho, Bodoquena e em Nhumirim.

Essas elevações não indicam regularidades, mas sim momentos de elevação e outros de estabilidade ou até redução nos níveis até o fim de junho.

Nos siga no Google Notícias