ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Cinco índios ficam feridos em confronto com fazendeiros

Redação | 09/12/2009 10:41

Pelo menos cinco índios guaranis das aldeias Sassoró, em Tacuru, e Porto Lindo, em Japorã, teriam ficado feridos em confronto com fazendeiros do município de Iguatemi na manhã desta quarta-feira. De acordo com o site "Top News Cone Sul", os índios Rosalino Lopes, Márcia Lopes, Izael Souza, Aristide Gonçalves e Leide Teixeira ficaram feridos e foram socorridos pela Funasa (Fundação Nacional de Saúde) para o hospital de Tacuru.

Conforme o site, o confronto ocorreu durante tentativa de ocupação da fazenda Cachoeira, em Iguatemi. Um grupo de pelo menos 20 dias das duas aldeias teria tentado invadir a área, mas foi impedido por produtores rurais e funcionários de fazendas da região.

Por volta de 6h de hoje, os índios teriam sido cercados na ponte do Rio Ciriguelo, perto das fazendas Maracai e Ciriguelo, na estrada das Sete Placas. O cerco teria sido feito por fazendeiros e funcionários das propriedades que ocupavam caminhonetes.

O índio Líder Solano Lopes contou ao "Top News Cone Sul" que o grupo foi atacado por tiros de bala de borracha. Alguns índios teriam sido espancados e com os pés e mãos amarrados foram jogados na carroceria das caminhonetes e levados para a aldeia Sassoró. Na entrada da aldeia, foram despejados e espancados novamente.

Lideranças da aldeia Sassoró informaram ao site que os índios que tentaram invadir a fazenda não tinham permissão para a ocupação. Seriam dez integrantes de uma mesma família que se juntaram a índios da aldeia de Japorã para invadir a fazenda em Iguatemi.

Nos siga no Google Notícias