A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

09/12/2009 10:41

Cinco índios ficam feridos em confronto com fazendeiros

Redação

Pelo menos cinco índios guaranis das aldeias Sassoró, em Tacuru, e Porto Lindo, em Japorã, teriam ficado feridos em confronto com fazendeiros do município de Iguatemi na manhã desta quarta-feira. De acordo com o site "Top News Cone Sul", os índios Rosalino Lopes, Márcia Lopes, Izael Souza, Aristide Gonçalves e Leide Teixeira ficaram feridos e foram socorridos pela Funasa (Fundação Nacional de Saúde) para o hospital de Tacuru.

Conforme o site, o confronto ocorreu durante tentativa de ocupação da fazenda Cachoeira, em Iguatemi. Um grupo de pelo menos 20 dias das duas aldeias teria tentado invadir a área, mas foi impedido por produtores rurais e funcionários de fazendas da região.

Por volta de 6h de hoje, os índios teriam sido cercados na ponte do Rio Ciriguelo, perto das fazendas Maracai e Ciriguelo, na estrada das Sete Placas. O cerco teria sido feito por fazendeiros e funcionários das propriedades que ocupavam caminhonetes.

O índio Líder Solano Lopes contou ao "Top News Cone Sul" que o grupo foi atacado por tiros de bala de borracha. Alguns índios teriam sido espancados e com os pés e mãos amarrados foram jogados na carroceria das caminhonetes e levados para a aldeia Sassoró. Na entrada da aldeia, foram despejados e espancados novamente.

Lideranças da aldeia Sassoró informaram ao site que os índios que tentaram invadir a fazenda não tinham permissão para a ocupação. Seriam dez integrantes de uma mesma família que se juntaram a índios da aldeia de Japorã para invadir a fazenda em Iguatemi.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions