A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

08/05/2008 12:50

Cirurgias eletivas na Santa Casa estão suspensas

Redação

A Santa Casa de Campo Grande suspendeu novamente as cirurgias eletivas. A suspensão acontece há exatos 21 dias de interrupção dos procedimentos pelos mesmos motivos: falta de equipamentos para anestesia. Segundo o diretor técnico do hospital, Leonildo Herrero, a decisão foi tomada nesta manhã em reunião entre médicos anestesistas com a presença do CRM/MS (Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul).

O diretor clínico afirmou que apenas os procedimentos de emergência serão efetuados. Hoje, este tipo de cirurgia representa 70% em média de todos os procedimentos mensais, que chega a 1,6 mil. O restante é cirurgia eletiva, aquela em que o paciente não corre risco de morte se tiver que esperar.

Com a suspensão, ao menos 20 cirurgias eletivas ao dia deixarão de ser feitas. O objetivo é manter a segurança dos próprios pacientes. Leonildo Herrero explica que, desta vez, faltam os equipamentos para acompanhamento dos pacientes durante a anestesia. Esses aparelhos são responsáveis por monitorar o estado do paciente anestesiado.

Em março, uma pane nos equipamentos de anestesia interrompeu as cirurgias eletivas. A situação, destaca Herrero, é agravada por conta da superlotação do Pronto Socorro, do excesso de procura do interior e falta de equipamentos para garantir o atendimento aos pacientes.

A expectativa é que as cirurgias na Santa Casa sejam retomadas nos próximos dias, com a chegada dos materiais. Além da Santa Casa, o Hospital Universitário também paralisou os procedimentos. No HU, a suspensão começou em abril e foi motivada pela falta de insumos como luvas e máscaras.

Ministério Público faz contrato de R$ 3 milhões com empresa de informática
O MP/MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) firmou contrato de R$ 3,3 milhões com a empresa Click Ti Tecnologia Ltda. Com validade de seis me...
Novos critérios definem morte encefálica e afetam doação de órgãos
O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou hoje (12) critérios mais rígidos para definir morte encefálica. A mudança nos procedimentos tem impacto...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions