A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 24 de Junho de 2018

11/05/2009 16:25

Com corte proibido desde 1994, castanheira era vendida

Redação

A castanheira, também conhecida como castanha-do-Brasil e que era comercializada pelo bando desarticulado hoje, tinha corte proibido desde 1994. A árvore é a mais famosa espécie nativa da Amazônia.

Trata-se de uma espécie encontrada em vários países da América do Sul e que tem as maiores concentrações na Amazônia Brasileira. A árvore está em todos os estados da Amazônia Legal, com maior concentração no Pará, Mato Grosso, Amazonas, Acre e Maranhão.

De grande porte, a castanheira chega a atingir 60 metros de altura. A madeira da castanheira é considerada excelente para aproveitamento industrial.

Em geral, a árvore apresenta tronco reto, muito regular da base à copa. A madeira é resistente, de fácil processamento, e considerada bonita, portanto, pode ser utilizada para a construção civil e naval, assim como para a fabricação de pisos, forros, painéis decorativos, embalagens e compensados.

Estas características levaram à intensa exploração da espécie até à extinção. Por este motivo, o corte de castanheiras nativas foi proibido por meio do decreto 1.282, de 19 de outubro de 1994.

Outra árvore explorada pelo grupo, a peroba, é uma árvore com altura entre 5 e 20 metros. Observada na Amazônia e Mata Atlântica, ocorre em solos argilosos férteis. Com madeira dura e resistente, é usada na construção civil e como dormente em estradas de ferro.

Nos últimos cinco anos, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreendeu mais de um milhão de metros cúbicos de madeira irregular, suficientes para encher 360 piscinas olímpicas oficiais. Marcelândia, no norte de Mato Grosso, é um dos 36 municípios prioritários do Ministério do Meio Ambiente para combate ao desmatamento da região Amazônica.

Hoje de manhã, a PRF e o Gaeco (Grupo de Atuação Especial ao Crime Organizado) iniciaram a Operação Cupim, que, ao todo, prendeu 15 pessoas, entre elas servidores públicos de Mato Grosso do Sul, motoristas, empresários e policiais.

Apostadores de quatro estados são os mais novos milionários do país
Apostadores de quatro estados acertaram os seis números da sorte da Mega-Sena e são os mais novos milionários do Brasil. Os sortudos são de Salvador ...
MPE realiza processo seletivo para estagiários em 37 cidades neste domingo
O MPE (Ministério Público Estadual) aplica neste domingo (24) as provas do processo seletivo para estagiário em 37 cidades do Estado. As avaliações c...
Uems recebe inscrição para teste de proficiência em três idiomas até quarta
Segue até a próxima quarta-feira (dia 27) o período de inscrição para o exame de proficiência de leitura em inglês, francês e espanhol. O interessado...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions