ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Com elogios e críticas da população, começa mais um Horário de Verão

Nyelder Rodrigues e Christiane Reis | 16/10/2016 01:01
Mudança serve para economizar consumo de energia, mas traz mudanças no sono de muitos (Foto: Arquivo)
Mudança serve para economizar consumo de energia, mas traz mudanças no sono de muitos (Foto: Arquivo)

Começou neste domingo (16) o Horário de Verão, quando os relógios são adiantados em uma hora - ou seja, ao entrar no domingo, os "ponteiros" devem pular de 0h para 1h. A situação causa reclamações diversas da população, que precisa se adaptar o mais rápido possível à "velha novidade".

Como justificativa para a mudança, está a economia no consumo de energia elétrica que é gerado no período, aproveitando melhor a época do ano em que a luz do sol aparece por maior tempo durante o dia no Brasil - a estimativa é de 0,5% de economia absoluta no consumo, ou seja, de R$ 147,5 milhões.

Entretanto, a dificuldade de adaptação de algumas pessoas faz com que o período seja alvo de críticas e também de avaliações médicas. Tal alteração pode fazer com que as pessoas demorem até 15 dias para de adaptar.

"Enquanto dormimos, há uma renovação orgânica em nossos corpos. Isso significa que o sono é uma grande função, da qual depende todas as outras, como neurológica, cardiológica e intestinal, para citar algumas. Quem dorme mal não tem plenitude das funções", conta o cardiologista e clínico Luiz Ovando.

O médico também comenta que a mudança pode afetar principalmente quem acorda mais cedo, por causa da ligação natural entre o sono e iluminação natural do sol, gerando um estresse neste indivíduo.

Relógios devem ser adiantados em uma hora. Reversão da alteração acontece só em fevereiro  (Foto: Alcides Neto)
Relógios devem ser adiantados em uma hora. Reversão da alteração acontece só em fevereiro (Foto: Alcides Neto)

"A pessoa que acorda costumeiramente às 6h adianta o relógio e quando acorda, já no Horário de Verão, o dia ainda estará escuro. Isso gera estresse, altera a capacidade de concentração, algumas pessoas podem ter alteração de pressão e de glicose", frisa Ovando, que ainda fez orientações para atenuar os efeitos do mudança.

"Em geral, dentro uns 10 a 15 dias o corpo já estará adaptado", diz o cardiologista, que indica que dormir mais cedo e ingerir bastante líquido auxilia nesse mudança. A prática de atividade física é outro aliado.

A mudança horário ocorre em Mato Grosso do Sul e outros 10 estados - Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo. Nos estados do Nordeste não muda nada. O horário durará até o dia 19 de fevereiro de 2017.

População - Entre a população, nem só de críticas o Horário de Verão é alvo. Há também quem veja pontos positivos na mudança e quem também percebe problema algum, como é o caso do secretário Danilo Gomes, de 24 anos.

"Sinto diferença pois parece que dormi menos, mas a minha adaptação é tranquila, ocorre facilmente", explica o secretário. Já a dona de casa Elizabeth da Silva, de 22 anos, aprova o horário pois, com a claridade, diminuiu os perigos comuns ao horário noturno. "É muito bom por causa da claridade, não fica tão perigoso sair de casa".

Aproveitar melhor o sol é a intenção do Horário de Verão (Foto: Arquivo)
Aproveitar melhor o sol é a intenção do Horário de Verão (Foto: Arquivo)
Nos siga no Google Notícias