ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Com polêmica na Capital, Sidrolândia quer faculdade

Redação | 27/01/2010 11:58

Com dificuldade para obter aprovação da Assembleia Legislativa e se instalar no Parque dos Poderes, em Campo Grande, a Fadir (Faculdade de Direito da UFMS) recebeu convite para se instalar em Sidrolândia, a 70 km da Capital.

O ofício da prefeitura foi repassado pela reitoria à direção do curso. No documento, a cidade vizinha ofereceu atrativos como área para construção do prédio, facilidades e o slogan de ser o município que mais cresce no Estado.

"Como chegou hoje, ainda vamos conversar com os professores", afirma o professor Sandro Oliveira. Surpreso com a proposta, ele explica que a questão será avaliada. "Não será de todo ruim".

A favor de Sidrolândia está a proximidade com a Capital e a possibilidade de criar um pólo de ensino no interior. Contudo, o professor lembra que é na Capital que estão localizadas as sedes dos poder judiciário.

O projeto do governo do Estado de doar dois hectares para a construção da Fadir no Parque dos Poderes chegou no fim de 2009 à Assembleia Legislativa. Sem prazo para a tramitação normal, a votação da proposta dependia de um acordo de líderes.

Contudo, sem acordo, o projeto foi deixado para 2010. Os deputados já anteciparam que são contra, devido ao impacto na área de reserva ambiental, que sofre com a ocupação desenfreada.

Ecológico - De acordo com Sandro Oliveira, a intenção é explicar aos parlamentares que o projeto, desenvolvido pelo curso de arquitetura da UFMS, já preconiza medidas ecologicamente corretas, como reaproveitamento da água e programa de eficiência energética. "Podemos diminuir a área de estacionamento", enfatiza Oliveira.

Segundo o professor, do ponto de vista legal não há impedimento à construção do prédio da Fadir no Parque dos Poderes. "Também questionam por que não construir a faculdade no campus da UFMS. Lá não tem tanto espaço e o campus fechado dificulta as aulas de práticas jurídicas, com atendimento à população", ressalta.

Na semana passada o presidente da Assembleia, Jerson Domingos (PMDB), afirmou que deputados poderão repassar verbas de emendas parlamentares para a aquisição de área destinada à construção da faculdade. "Estamos aguardando que a Assembleia chame a faculdade para conversar. Se tiver outra proposta, não vamos ficar insistindo no Parque dos Poderes".

A UFMS terá R$ 12 milhões do MEC (Ministério da Educação) para construir o prédio da Fadir.

Nos siga no Google Notícias