ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Comissão aprova projeto de lei pelo fim da multa para quem esquece a CNH

Adriano Fernandes | 22/06/2017 17:40
O projeto de lei beneficia quem esquece os documentos do carro ou condutor em casa.(Foto: Marcos Ermínio)
O projeto de lei beneficia quem esquece os documentos do carro ou condutor em casa.(Foto: Marcos Ermínio)

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara dos Deputados em Brasília aprovou um projeto de lei que impede a aplicação de multa ou retenção do veículo, se o condutor não estiver com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ao ser abordado por algum agente de trânsito.

No entanto, a isenção imediata de multas aos “esquecidos de plantão” só é permitida, caso o agente consiga obter as informações dos documentos, por meio de consulta ao banco de dados oficial.

Ainda segundo a Exame, o projeto propõe que caso não seja possível realizar a consulta online das informações do veículo ou do condutor, ele terá prazo de até 30 dias para apresentar o documento ao órgão de trânsito responsável pela autuação.

Desta forma, o motorista não terá pontos computados em sua carteira, referentes à infração. O projeto de lei 8022/14 é de autoria da ex-deputada Sandra Rosado e da deputada Keiko Ota (PSB-SP).

A comissão acompanhou o voto do relator, deputado João Campos (PRB-GO), nesta quinta-feira (22). A pauta segue agora para o Senado, a não ser que haja recurso para análise pelo Plenário da Câmara.

Lei - Pela lei atual do CTB (Código Brasileiro de Trãnsito), quem dirigir sem portar o licenciamento e a carteira de motorista é multado e pode até ter o veículo retido até a apresentação dos documentos. A infração é considerada leve.

Nos siga no Google Notícias