ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Comissão de Direitos Humanos da OEA visita aldeias de MS nesta 4ª

O grupo está no Brasil desde ontem e seguirá até 12 de novembro para visitar oito estados

Mayara Bueno | 06/11/2018 09:59
Acampamento Ñu Verá, em Dourados (Foto: Google Earth/Divulgação MPF).
Acampamento Ñu Verá, em Dourados (Foto: Google Earth/Divulgação MPF).

No Brasil até 12 de novembro, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos) visita Mato Grosso do Sul na quarta-feira (dia 7). A informação é da assessoria de comunicação do Ministério dos Direitos Humanos.

Está prevista a ida de integrantes do grupo a Reserva Indígena de Dourados, 233 km de Campo Grande. A equipe também vai a Guyraroká e Te´yikue, localizadas em Caarapó, 283 km da Capital. Ambos municípios fazem parte da faixa de fronteira do País com o Paraguai.

Não há detalhes sobre horários, nem como será a visita e local de partida. Segundo o Ministério dos Direitos Humanos, a PF (Polícia Federal) acompanhará o grupo até às comunidades indígenas. Da Comissão Interamericana, está prevista a vinda de Antonia Urrejola Noguera para o Estado.

A reportagem apurou que a comissão também vai se reunir com integrantes do MPF/MS (Ministério Público Federal de Mato Grosso do Sul) ainda nesta terça-feira (dia 6), sem horário divulgado.

A equipe da Comissão Interamericana, comandada por Margarette May Macaulay, chegou ao Brasil ontem com o objetivo de visitar oito estados brasileiros. A intenção é verificar temas relacionados aos direitos humanos e dados relacionados a casos objetos de investigações.

As áreas indígenas, especialmente as de Mato Grosso do Sul, são alvos de intensos conflitos ao longo do tempo. Vulnerável, a população indígena também enfrenta condições precárias de vida no Estado, que possui o segundo maior grupo de índios no Brasil.

Ontem, integrantes da comissão se reuniram com a procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Segundo a Procuradoria, foram discutidos mecanismos que podem viabilizar atuação conjunta no que diz respeito à proteção dos direitos humanos no continente americano.

O Ministério das Relações Exteriores também informou que a vinda da comissão no Brasil inclui reuniões com autoridades estaduais e representantes da sociedade civil organizada. Serão seis os eixos temáticos: pessoas afrodescendentes e povos afrodescendentes tradicionais (quilombolas); povos e comunidades indígenas; camponeses e trabalhadores rurais; pessoas vivendo em periferias urbanas, favelas e em situação de rua; pessoas privadas de liberdade e sistema de justiça de impunidade.

Nos siga no Google Notícias