ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Comunidade critica substituta de Saúde Indígena em MS após protestos

Bruno Chaves | 15/04/2014 14:25
Reunião foi realizada no auditório do MPF em Campo Grande (Foto: Bruno Chaves)
Reunião foi realizada no auditório do MPF em Campo Grande (Foto: Bruno Chaves)

A gestão da coordenadora substituta do DSEI/Sesai (Departamento da Secretaria Especial de Saúde Indígena/Secretaria Especial de Saúde Indígena) de Mato Grosso do Sul, Eliete Domingues, foi duramente criticada pelos índios, nesta terça-feira (15), durante reunião no MPF/MS (Ministério Público Federal), em Campo Grande, que discutiu a falta de estrutura do setor no Estado.

O encontro reuniu cerca de 50 participantes e abordou, entre outros assuntos, a agenda do Secretario Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves, em Mato Grosso do Sul. Ele estará em Campo Grande entre os dias 18 e 22 de abril para discutir a saúde indígena no Estado. Logo, a comunidade quer levá-lo para as aldeias.

“Uma forma de fazer com que ele conheça in loco a falta de estrutura e a dificuldade da saúde nas aldeias, a falta de insumos, de material, de medicamentos, de profissionais e outros que têm trazidos prejuízos para a população”, explicou o presidente do Condisi (Conselho Distrital de Saúde Indígena), Fernando de Souza.

A nomeação do coordenador do Dsei/Sesai de Mato Grosso do Sul também foi discutida. Os indígenas querem que alguém da comunidade assuma o cargo. “Alguém que tenha respeito pela causa, que conheça o movimento e que entenda o indígena e não alguém sem pré-requisitos”, completou Fernando.

Atualmente, Eliete Domingues ocupa a coordenação, interinamente, no lugar de Nelson Carmelo Olazar, que caiu em 4 de dezembro do ano passado após exoneração do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Nelson não era bem visto pelos indígenas do Estado, que fizeram diversos protestos contra a gestão dele.

Nos siga no Google Notícias