ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Confirmado primeiro caso do ano de gripe H1N1 em MS

Vinícius Squinelo | 19/08/2011 19:02

Conhecida como gripe suína, o tipo de influenza foi detectada em idosa de Ponta Porã

A Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul confirmou hoje, através do site do Governo Estadual, o diagnóstico do primeiro caso de gripe A-H1N1 este ano em Mato Grosso do Sul.

O caso surgiu em Ponta Porã em uma mulher de 64 anos que não se vacinou contra a gripe, apesar de pertencer a grupo populacional priorizado pela Saúde.

Diferente do ano passado, quando foram disponibilizadas doses suficientes para imunizar mais de 1 milhão de pessoas contra a gripe suína em Mato Grosso do Sul, este ano não houve uma campanha generalizada. O governo restringiu a vacina a idosos, profissionais de saúde, indígenas, gestantes e crianças entre 6 meses e 2 anos, os grupos considerados mais suscetíveis à doença.

A campanha de vacinação foi encerrada em junho. As metas foram alcançadas, exceto para o grupo de gestantes que ficou em 53% de cobertura. A vacinação foi estendida enquanto havia vacina, priorizando-se, então, outros grupos de população com risco - como os diabéticos, os renais crônicos e, inclusive, internos dos presídios do Estado.

Em 2009, quando surgiu a pandemia, foram notificados em Mato Grosso do Sul 366 casos da doença. Foram confirmados 18 óbitos relacionados à Influenza H1N1, que ficou mais conhecida como gripe suína.

Orientações-Com as condições climáticas favoráveis para o surgimento de infecções respiratórias, como a gripe A, a população é orientada a manter medidas de prevenção, como lavar as mãos com água e sabão com freqüência e não compartilhar talheres e objetos de uso pessoal.

Também é importante manter os ambientes limpos e ventilados, sobretudo locais úmidos e frios, que favorecem a multiplicação do vírus. A higienização das mãos com álcool gel é indicada na prevenção em locais públicos e com grande circulação de pessoas.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, aos primeiros sinais de febre (com temperatura maior que 38°), tosse e dor de garganta, o paciente deve procurar imediatamente um posto de saúde, para que sejam feitos os exames iniciais. Durante o atendimento, o médico fará a avaliação e coleta de material, que será encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Em caso de confirmação, o tratamento através de antivirais, como o Oseltamivir deve ser iniciado em até 48 horas do início dos sintomas. Após este período, perde a eficácia.

Nos siga no Google Notícias