ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Saúde descarta risco de contaminação da gripe suína do Equador para o Brasil

Ana Maria Assis | 07/01/2011 12:55

A suspeita de epidemia da influenza A (H1N1) - gripe suína - no Equador foi descartada nesta quinta-feira (6) pelo ministro da Saúde equatoriano, David Chiriboga.

A possibilidade surgiu depois da confirmação, apenas em dezembro, de 35 casos na região das cidades de Quito e Ibarra.

O risco de a doença se estender até o Brasil também foi afastado pelo Ministério da Saúde brasileiro.

No País, o aumento de casos de doenças respiratórias em geral ocorre entre maio e outubro. Especialistas dizem que a contaminação no Brasil é maior durante o inverno.

Essa tendência varia de acordo com a região - no Norte é frequente o surgimento de problemas respiratórios em janeiro, enquanto no Sul e Sudeste os casos se concentram de junho a agosto.

De acordo com assessores, a vacinação de 90 milhões de pessoas em 2010 mostra a eficiência da vacinação no controle da doença.

Por orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde mantém uma espécie de monitoramento nos estados e municípios na tentativa de controlar a contaminação da doença.

A influenza A (H1N1) é uma doença respiratória contagiosa causada por um novo subtipo de vírus da gripe.

Em 2009, no Brasil, a maior parte das contaminações ocorreu por meio de tosse, de espirros e de contato direto com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Em 2009, houve 46 mil casos graves confirmados para H1N1 e 2.051 mortes. No ano passado, os números caíram, segundo dados registrados até setembro, sendo 773 casos graves com internação e 99 mortes.

A assessoria do Ministério da Saúde informou que a maioria das mortes foi registrada antes da campanha de vacinação.

Para prevenir a doença, as orientações são manter os hábitos de higiene - como lavar as mãos frequentemente e usar lenços descartáveis ao tossir e espirrar.

A atenção deve ser redobrada em relação às crianças, às gestantes, aos portadores de doenças crônicas e aos idosos.(Agência Brasil)

Nos siga no Google Notícias