ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Conselheiros de MS são contrários ao toque de recolher

Redação | 09/07/2009 17:44

Conselheiros municipais e tutelares de Mato Grosso do Sul são contrários ao toque de recolher, já instituído em pelo menos cinco municípios do Estado.

O assunto que já virou polêmica nacional foi abordado hoje durante encontro que reuniu cerca dos cem profissionais que atendem crianças e adolescentes em MS. Para eles, a medida fere o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que assegura o direito de ir e vir.

Para o advogado Edson Sêda, que treina os conselheiros, a proposta chega a ser inconstitucional. "A lei permite que eles circulem livremente", afirma.

Ele defende que as crianças e adolescentes tenham o direito de permanecer em locais públicos a qualquer hora, mesmo desacompanhados dos pais ou responsáveis.

O advogado ressalta que a medida é apenas uma forma de colaborar com pais negligentes, que não estabelecem limites para seus filhos.

Segundo ele, crianças e adolescentes que cometem crimes devem ser apreendidos, pois esta é a maneira correta de corrigir o problema, ao invés de restringir a liberdade daqueles que apresentam boa conduta.

Mais um - O município de Ivinhema, distante 293 quilômetros de Campo Grande, poderá ser o 5º de MS a adotar o toque de recolher para crianças e adolescentes.

O delegado de Polícia da cidade, Messias Furtado de Souza, acredita que essa pode ser uma das formas de diminuir os índices de criminalidade no município.

Segundo o site Dourados News, na próxima semana o delegado deverá encaminhar uma proposta à Câmara de Vereadores para que seja realizada audiência pública que permita estabelecer a Lei Seca.

Junto com a proposta, poderá ser analisada também a idéia de adotar o toque de recolher.

A medida limita o horário de permanência de crianças e adolescentes desacompanhados em estabelecimentos públicos e nas ruas, obrigando-os a se recolherem às suas residências.

O Toque de Recolher já está em funcionamento nos municípios de Fátima do Sul, Jateí, Vicentina, Nova Andradina e no distrito de Culturama.

Nos siga no Google Notícias