ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Conselho livra promotores acusados pela CPI Carcerária

Redação | 16/03/2009 08:24

Acusados na CPI do Sistema Carcerário, os promotores de Justiça Luciana Moreira Schenk e Antônio André David Medeiros foram inocentados pelo Conselho Nacional do Ministério Público. A decisão é de 29 de janeiro, em sessão ordinária realizada em Brasília.

Os deputados que compõe a CPI visitaram presídios de Mato Grosso do Sul no ano passado e pediram a responsabilização de forma civil, criminal e administrativa dos dois promotores.

Conforme a decisão, foi votada improcedente grande parte das acusações e foi pedido arquivamento do processo, com afastamento de responsabilidade civil e administrativa, e ausência da omissão citada.

A principal acusação era de que ambos não haviam feito cessar o tratamento subumano dispensado aos presos da Colônia Penal Agrícola de Campo Grande. Á época, as duas autoridades eram responsáveis por fiscalizar o sistema carcerário.

No entanto, o Conselho avaliou que a acusação não é pertinente, pois os promotores não exerciam a função de chefiar a custódia dos mesmos e não era de responsabilidade deles resolver questões sobre danos aos detentos.

Para o Conselho, o processo indica que o MPE estava cumprindo suas obrigações, principalmente em relação às cláusulas do Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre a Colônia Penal Agrícola, tendo por representante o Governo de Mato Grosso do Sul, e o MPE.

Nos siga no Google Notícias