ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Conselho quer fim de parecer de psicólogo no exame criminológico

Paulo Fernandes | 26/04/2011 22:22
Psicólogos não querem assumir papel de julgador (Foto: Wagner Guimarães)
Psicólogos não querem assumir papel de julgador (Foto: Wagner Guimarães)

O CRP/MS (Conselho Regional de Psicologia) quer o fim da exigência de parecer psicológico de um psicólogo para compor o exame criminológico, pedido pelo juiz de execução da pena para determinar se o preso tem condições de receber os benefícios aos quais têm direito, como progressão de regime, liberdade condicional, indulto e visita periódica ao lar.

“Por que esses exames criminológicos são pedidos para nós da psicologia? E como fica a relação ética profissional com o paciente, pois os psicólogos acabam assumindo um papel de julgador. O exame criminológico não atende aos princípios éticos e técnicos da profissão”, afirmou o presidente do CRP/MS, Carlos Afonso Marcondes Medeiros, em audiência pública nesta terça-feira, na Assembleia Legislativa.

“Entendemos que o exame criminológico não é prática psicológica e nem objeto de estudo da psicologia”, disse ao Portal ALMS Sandra Maria Amorim, do CFP (Conselho Federal de Psicologia). O parecer psicológico, juntamente com o relatório social e o exame psiquiátrico, compõe o exame criminológico.

De acordo com a presidente da Comissão de Psicologia Jurídica do CRP/MS, Mônica Leimgruber, até o fim deste mês será preparada uma resolução sobre a atuação do psicólogo no sistema prisional.

Nos siga no Google Notícias