ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Contra assaltos, dinheiro pode ser eliminado dos ônibus

Redação | 22/02/2010 10:00

Diante do crescimento do número de assalto aos ônibus do transporte coletivo urbano, a Agetran (Agência de Transporte e Trânsito) de Campo Grande estuda uma medida radical: eliminar a presença de dinheiro nos veículos.

A proposta foi feita na manhã desta segunda-feira ao diretor-presidente da agência, Rudel Trindade, durante reunião com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Coletivo, Demétrio Ferreira Freitas, e o presidente da Assetur (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano), João Rezende.

A decisão, se for tomada, vai impor ao usuários o uso sistemático do cartão para pagamento das passagens. O presidente da Agetran diz que isso já ocorre em cidades como Joinvile (SC) e Sorocaba (SP). Segundo ele, a forma como isso é feito vai ser analisada.

Rudel diz que a Agetran também vai avaliar, junto ao público usuário dos ônibus, o porquê de ainda optarem por dinheiro, apesar de ficar mais barato e mais prático usar o cartão, segundo ele. O cartão permite, por exemplo, a integração das linhas, o que o pagamento em dinheiro não possibilita.

A Agetran também anunciou a intenção de fazer campanhas para estimular a utilização do cartão, com previsão de usar, por exemplo, grupos de teatro dentro dos ônibus.

O presidente da Assetur, João Rezende, afirma que os passageiros têm várias opções para comprar crédito para os cartões, que vão desde os terminais até o comércio e a internet, no site da Associação, o www.assetur.com.br.

Perigo constante - A reunião foi marcada depois que os trabalhadores fizeram protesto, na sexta-feira, por causa do alto número de roubos que tem ocorrido nos ônibus. Na semana passada, um motorista chegou a ser esfaqueado. Em janeiro, conforme os dados da Assetur, o número de assaltos aos motoristas dos coletivos aumentou mais de 100% em relação ao mesmo período do ano passado, a despeito das medidas de segurança adotadas, entre elas a instalação de câmeras nos coletivos.

Conforme o presidente do sindicato dos trabalhadores, o fato de os motoristas atuarem sozinhos em 90% das linhas torna o trabalho ainda mais inseguro. Em horários mais movimentados, comenta Demétrio, eles têm de cuidar da direção, observar as portas para evitar acidentes, e ainda lidar com o dinheiro dos passageiros que não usam cartão.

Segundo Demétrio, um outro problema é que já é de conhecimento dos ladrões que costumam agir nos ônibus o fato de que há sempre uma quantia reservada para o troco aos passageiros.

Nos siga no Google Notícias