A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

14/08/2009 09:12

Contra gripe, saúde recomenda transferência de grávidas

Redação

Em nota técnica, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) recomenda que os serviços de saúde, unidades de ensino e outros estabelecimentos que possuam funcionárias grávidas adotem medidas para reduzir o risco de contágio pela gripe A H1N1, conhecida como gripe suína. As gestantes constituem grupo de risco para o desenvolvimento de complicação relacionada à gripe.

No caso dos serviços de saúde e estabelecimentos de ensino, a orientação é para que gestantes sejam transferidas, temporariamente, para setores cujas atividades sejam de menor risco e onde as grávidas não estejam expostas a pacientes ou alunos com síndrome gripal.

A nota também explica que na impossibilidade da transferência, "alternativas legais de afastamento temporário pode ser consideradas junto às interessadas".

No caso dos demais estabelecimentos, a recomendação é que as funcionárias gestantes possam ter acesso a medidas de prevenção, como higiene das mãos e ventilação do ambiente. Além da orientação para minimizar a exposição das gestantes a pessoas com sintomas de gripe.

A nota, assinada pelo secretário municipal de Saúde, Luiz Henrique Mandetta, também traz medidas preventivas, como evitar viagens, locais com aglomeração e ambientes fechados. As grávidas e puérperas (mulheres que tiveram filho recentemente) com sintomas de gripe devem procurar atendimento imediato, preferencialmente, com o médico que fez o acompanhamento pré-natal.

Câmara Federal regulamenta carreira dos agentes comunitários de saúde
Com a presença de agentes comunitários nas galerias da Câmara, os deputados federais concluíram hoje (12) a votação do projeto de lei que regulamenta...
Anvisa libera serviço de vacinação em farmácias de todo o país
Farmácias e drogarias de todo o país vão poder oferecer o serviço de vacinação a clientes. A possibilidade foi garantida em resolução aprovada hoje (...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions