ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 15º

Cidades

Contra gripe suína Anvisa inspeciona ônibus e barcos

Redação | 25/06/2009 16:13

Para se evitar a entrada do vírus da gripe suína pelas fronteiras de Mato Grosso do Sul a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) está inspecionando todos os ônibus e embarcações que vêm dos países fronteiriços.

Segundo Marta Hoffmann, coordenadora de portos, aeroportos e fronteiras da Anvisa no Estado, foi feito um acordo com as empresas de ônibus de passageiros que fazem linhas internacionais.

Para quem vêm do Paraguai, os ônibus são inspecionados no pátio da Receita Federal em Ponta Porã. "Desde o dia 23, todos os passageiros são obrigados a preencherem a declaração de saúde isso facilita a localização de um passageiro infectado e dos demais que foram expostos ao vírus. Os estrangeiros, ao procurarem sua regularização na Polícia Federal, primeiramente passam pelo posto da Anvisa", detalha.

Os visitantes estrangeiros que chegam ao Brasil por Corumbá são orientados, ainda na rodoviária, a preencherem a declaração de saúde.

Em Mundo Novo, todas as pessoas que entram no país são instruídas a procurarem qualquer unidade de saúde caso tenham algum dos sintomas da gripe suína.

"Tivemos um encontro com os gestores de todos os municípios do Estado, e os postos de saúde e hospitais estão orientados sobre como proceder ao se depararem com um caso suspeito da doença", ressalta a coordenadora.

Com relação aos portos fluviais de Mato Grosso do Sul, Marta explica que a Capitania dos Portos está fazendo alertas para que os comandantes comuniquem caso haja algum tripulante com os sintomas da gripe suína.

"Além disso, nos portos alfandegados de Corumbá, a Agência faz inspeções em todas as embarcações que atracam, independentemente da comunicação do capitão", ressalta.

Sem proteção

Nos siga no Google Notícias