ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Corpo de Bombeiros dá dicas para evitar acidentes com fogos de artifício

Francisco Júnior | 22/06/2013 12:13
Bombeiros alertam sobre os perigos de soltar fogos. (Foto: Divulgação)
Bombeiros alertam sobre os perigos de soltar fogos. (Foto: Divulgação)

O Corpo de Bombeiros divulgou uma lista de orientações de comor manusear fogos de artifícios com segurança. Como o mês de junho é marcados pelas festas juninas, aumenta-se a venda desse tipo explosivo, em consequência cresce o número de ocorrências de pessoas com queimaduras.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, para evitar a aquisição de material clandestino é importante observar se o local de venda é credenciado. Nas lojas credenciadas, os vendedores são treinados para orientar aos usuários sobre as medidas de segurança. Estas casas possuem iluminação blindada contra explosões, extintores e porta corta-fogo para evitar a propagação de incêndios.

Com o intuito de diminuir os acidentes, os Bombeiros aconselham a sempre ler as instruções impressas na embalagem, utilizar os fogos em lugar aberto e armazenar os produtos em local seco e afastado do calor. Na hora de soltar o fogo de artifício é importante, dependendo da idade de quem manuseá-lo, estar sob a supervisão de adultos, nunca reutilizar os fogos que tenham falhado e não atirar fogos na direção de outras pessoas.

Os bombeiros alertam ainda que nunca devem ser realizadas experiências, modificar ou tentar fabricar seus próprios fogos. Em caso de acidentes e queimaduras, enquanto não houver atendimento no hospital deve-se cobrir a queimadura com um pano limpo, nunca furar as bolhas, pois elas servem para proteger a área queimada. Não é recomendado retirar as roupas grudadas, fragmentos de objetos ou graxas das lesões, pois isso pode agravar os ferimentos. É importante não utilizar pomadas sem a devida orientação médica e deve-se procurar socorro imediatamente.

As lesões mais frequentes são queimaduras, amputação de dedos e até mesmo da mão, cegueira e trauma acústico, quando a bomba explode perto dos olhos e ouvidos, respectivamente.

Cada tipo de produto pirotécnico tem uma classificação, de acordo com o seu poder de explosão ou queima. Essa classificação está adequada à idade do usuário e de acordo com a norma R 105, do Ministério do Exército.

Nos siga no Google Notícias