ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Corumbá tem 990 notificações de dengue; Ruiter faz apelo

Redação | 10/03/2009 10:10

O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha, fez uma apelo nesta manhã para que a população do município se engaje nas ações contra a dengue. O último levantamento mostrou índice de infestação pelo mosquito transmissor da dengue superior a 5% na cidade.

São 146 casos confirmados da doença e 990 notificações na cidade. Para o prefeito, são dados preocupantes e a situação somente será controlada com a efetiva participação da população.

Ruiter explicou que a Prefeitura, através das equipes da Secretaria Executiva de Saúde Pública, está desenvolvido uma série de ações na cidade, bem como em Ladário, Puerto Suarez e Puerto Quijarro, em parceria com as autoridades de cada região. Mesmo assim, os casos continuam aumentando, com surgimento inclusive de novos focos.

Na Bolívia há uma epidemia e se fala em mais de 30 mil casos. Os focos estão concentrados na região de Santa Cruz.

"Os agentes da Saúde estão trabalhando intensamente. As equipes foram reforçadas com os novos contratados. As ações foram intensificadas em Corumbá e estendidas também a Ladário e às cidades bolivianas de Puerto Quijarro e Puerto Suarez. Apesar de todos os esforços, a infestação continua alta. Se não tomarmos os devidos cuidados, podemos ter uma epidemia", disse o prefeito.

Ele conclama a população a abrir as portas das residências aos agentes de saúde e de endemias, mantendo seus quintais limpos, livres de focos da doença. "Infelizmente, muita gente não está tomando os cuidados necessários. Ambientes propícios para reprodução do mosquito são encontrados pelos agentes que são obrigados a tomar atitudes durante as visitas e, muitas vezes, não são compreendidos pelos cidadãos", lamenta.

O prefeito não descarta a possibilidade de reforçar as equipes que estão atuando no combate à dengue. A Prefeitura implantou o disque dengue através do telefone 0800 647 2255, para denúncias.

Nos siga no Google Notícias