ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Criminalistas devem analisar polêmica sobre digitalização de inquéritos

Nadyenka Castro | 08/02/2012 16:48

Presidente da OAB/MS vai pedir que comissão de advogados se posicione sobre a situação

A comissão de advogados criminalistas da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil subseção de Mato Grosso do Sul) deve analisar a polêmica sobre a

digitalização de inquéritos no judiciário de Mato Grosso do Sul.

O presidente da OAB/MS, Leonardo Duarte vai pedir que a comissão se posicione sobre a situação, que gerou embate entre o Poder Judiciário e o MPE (Ministério Público Estadual).

O embate acontece porque o TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) determinou que cada parte entregue já digitalizada suas peças. Os promotores questionam a obrigatoriedade de o MPE digitalizar as peças.

Um PCA (Procedimento de Controle Administrativo) foi protocolado pela Procuradoria Geral e pela Associação no Conselho na última sexta-feira (03), menos de 15 dias após a entrada em vigor da regra.

O Judiciário informa que só os promotores não estão adaptados à regra. De acordo com o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, Cesar Castilho Marques, em Mato Grosso do Sul os advogados se adequaram gradativamente à nova realidade e hoje a grande maioria deles tem certificado digital, necessário para o envio de petições em formato digital. Da mesma forma, a Defensoria Pública também se adaptou ao formato eletrônico, afirma o magistrado.

Na primeira fase de implantação do sistema, segundo o TJ, foi permitido que as partes ingressassem com as ações em formato físico e os servidores do judiciário eram encarregados de digitalizar as peças para que pudessem tramitar no formato eletrônico. Agora, a petição física foi gradativamente eliminada para dar lugar à eletrônica.

Nos siga no Google Notícias