A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

11/09/2008 14:40

Crise boliviana causa morte em departamento de fronteira

Redação

Confronto entre grupos de oposição e camponeses que o apóiam o presidente Evo Morales causou uma morte hoje em Porvenir, no departamento de Pando, na fronteira entre a Bolívia e o Brasil.

O governo boliviano confirma apenas uma morte, mas o governo de Pando, que faz oposição à Morales, diz que houve duas vítimas fatais, e o jornal La Razón afirma que foram quatro mortes.

Em Tarija, confrontos deixaram ao menos 70 feridos ontem. Entre as vítimas estariam os dirigentes dos grupos contra e a favor de Morales, o camponês Luis Alfaro e o oposicionista Patricia Galarza. Os grupos se enfrentaram com paus e pedras, incendiaram um ônibus e invadiram imóveis.

Os protestos de grupos contrários ao governo federal têm se intensificado. Os grupos de oposição querem autonomia para os departamentos e exigem que governo devolva aos departamentos a renda oriunda da exploração petróleo, que desde janeiro vai para um programa nacional de assistência aos idosos.

Ontem o presidente Evo Morales, declarou que o embaixador americano em La Paz é "persona non grata" ao país por incentivar as iniciativas separatistas do grupos contrários ao governo boliviano.

Em Santa Cruz, sindicatos campesinos pró-Morales realizaram um cerco ao departamento e bloquearam os principais acessos para região.

Com informações do La Razón e do UOL

UFMS divulga edital do vestibular para ingresso em cursos de graduação
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) divulgou, nesta segunda-feira (18), edital do processo seletivo do vestibular para ingresso em cu...
IFMS oferece 200 vagas para cursos técnicos e inscrições findam em janeiro
Interessados em realizar cursos técnicos podem participar de seleção no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul). São oferecidas 200 vagas na m...
Aplicativo enviará à CGU denúncias de agressão e discriminação a pessoas LGBTI+
O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União recebe, a partir de hoje (18), denúncias feitas pelo aplicativo TODXS, relativas à discr...
TSE: regras eleitorais deixam dúvidas sobre fake news e autofinanciamento
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou hoje (18), por unanimidade, as 10 resoluções que irão regular as eleições de 2018, mas ainda ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions