Cerca de 2,3 mil consumidores recorreram ao Procon para resolução de problemas
Deste total, 242 casos foram solucionados diretamente por notificações, sem processo administrativo
O Procon Municipal de Campo Grande atendeu 2.306 consumidores, entre janeiro e dezembro deste ano, que receberam desde orientações técnicas até a formalização de reclamações.
RESUMO
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Conforme o balanço divulgado, deste total, 242 casos foram solucionados diretamente por notificações, sem a necessidade de abertura de um processo administrativo. Além disso, 822 audiências de conciliação foram realizadas.
A fiscalização direta e as denúncias recebidas pelo canal 156 resultaram em 486 ações fiscalizatórias.
Segundo o superintendente do Procon Municipal, José Costa Neto, em 2025, o foco foi o equilíbrio entre a fiscalização rigorosa e o empoderamento do consumidor.
“Superamos a marca de 2.300 atendimentos priorizando a agilidade; resolver 242 casos apenas com notificações mostra que as empresas estão mais atentas ao peso do órgão. Mas o nosso maior legado este ano foi a prevenção. Quando monitoramos preços por quatro semanas antes da Black Friday ou levamos palestras de educação financeira aos bairros, estamos dando ao consumidor a ferramenta mais poderosa que existe: a informação”, pontuou.
Ao longo do ano, foram realizadas 6 palestras com orientações de Educação Financeira e Prevenção de Golpes. No total, aproximadamente 500 consumidores participaram das palestras.
Fiscalizações – Ainda de acordo com o órgão, houve fiscalização nos supermercados, postos de gasolina, distribuidoras de combustível, lojas de suplementos, agências bancárias, óticas, pet shops e em todos os shoppings de Campo Grande.
Na Black Friday, durante quatro semanas, o Procon acompanhou o comportamento dos preços de 29 produtos em grandes lojas do Centro.
O Dia das Mães contou com pesquisas de preço que orientaram 462 consumidores. No Dia dos Pais o foco foi o setor de serviços, com visitas técnicas em 12 barbearias por toda a cidade.
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