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Economia

Cerca de 2,3 mil consumidores recorreram ao Procon para resolução de problemas

Deste total, 242 casos foram solucionados diretamente por notificações, sem processo administrativo

Por Izabela Cavalcanti | 21/12/2025 10:07
Cerca de 2,3 mil consumidores recorreram ao Procon para resolução de problemas
Consumidora sendo atendida por servidor do Procon Municipal (Foto: Divulgação/Procon CG)

O Procon Municipal de Campo Grande atendeu 2.306 consumidores, entre janeiro e dezembro deste ano, que receberam desde orientações técnicas até a formalização de reclamações.

RESUMO

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O Procon Municipal de Campo Grande registrou 2.306 atendimentos em 2023, incluindo orientações técnicas e formalização de reclamações. Do total, 242 casos foram resolvidos apenas com notificações, sem necessidade de processo administrativo, e 822 audiências de conciliação foram realizadas.A instituição realizou 486 ações fiscalizatórias em diversos estabelecimentos, como supermercados, postos de combustível e shoppings. O órgão também promoveu seis palestras sobre Educação Financeira e Prevenção de Golpes, alcançando aproximadamente 500 consumidores, além de monitorar preços durante a Black Friday e datas comemorativas.

Conforme o balanço divulgado, deste total, 242 casos foram solucionados diretamente por notificações, sem a necessidade de abertura de um processo administrativo. Além disso, 822 audiências de conciliação foram realizadas.

A fiscalização direta e as denúncias recebidas pelo canal 156 resultaram em 486 ações fiscalizatórias.

Segundo o superintendente do Procon Municipal, José Costa Neto, em 2025, o foco foi o equilíbrio entre a fiscalização rigorosa e o empoderamento do consumidor.

“Superamos a marca de 2.300 atendimentos priorizando a agilidade; resolver 242 casos apenas com notificações mostra que as empresas estão mais atentas ao peso do órgão. Mas o nosso maior legado este ano foi a prevenção. Quando monitoramos preços por quatro semanas antes da Black Friday ou levamos palestras de educação financeira aos bairros, estamos dando ao consumidor a ferramenta mais poderosa que existe: a informação”, pontuou.

Ao longo do ano, foram realizadas 6 palestras com orientações de Educação Financeira e Prevenção de Golpes. No total, aproximadamente 500 consumidores participaram das palestras.

Fiscalizações – Ainda de acordo com o órgão, houve fiscalização nos supermercados, postos de gasolina, distribuidoras de combustível, lojas de suplementos, agências bancárias, óticas, pet shops e em todos os shoppings de Campo Grande.

Na Black Friday, durante quatro semanas, o Procon acompanhou o comportamento dos preços de 29 produtos em grandes lojas do Centro.

O Dia das Mães contou com pesquisas de preço que orientaram 462 consumidores. No Dia dos Pais o foco foi o setor de serviços, com visitas técnicas em 12 barbearias por toda a cidade.

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