ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Decreto assinado hoje cria Secretaria de Saúde Indígena

Redação | 19/10/2010 13:09

A partir desta terça-feira, as atividades de atenção básica da saúde voltadas à população indígena passará a ser realizada pela recém-criada Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou os decretos, que modificam as atribuições do Ministério da Saúde e da Funasa (Fundação Nacional da Saúde) no que diz respeito ao atendimento de mais de 600 mil indígenas em todo o Brasil.

A Sesai fica vinculada diretamente ao Ministério, que terá gerenciamento direto na atenção à saúde dos indígenas.

Até então, a Funasa realizava as ações de saúde e também a aquisição de insumos, apoio logístico, licitações e contratos.

A Sesai ficará responsável pelo saneamento básico e ambiental das áreas indígenas, preservação das fontes de água limpa, construção de poços ou captação à distância nas comunidades sem água potável, construção de sistema de saneamento, destinação final ao lixo e controle de poluição de nascentes.

Dentro de 180 dias, a Funasa deverá concluir a transição destas atividades para o novo órgão. Durante este período, os 34 Dsei (distritos sanitários especiais indígenas) vao passar a funcionar de maneira descentralizada, assumindo o atendimento de saúde e saneamento básico em cada território indígena.

Ao todo, existem 751 postos de saúde, que contam com médico, enfermeiro, odontólogo e auxiliares, além de agentes indígenas de saúde e agentes indígenas de saneamento.

As mudanças adotadas pelo Governo Federal tornam a Funasa responsável pela formulação e implementação de ações de promoção e proteção à saúde, determinadas pelo Subsistema Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental.

A Funasa permanece realizando ações de saneamento em municípios de até 50 mil habitantes

Nos siga no Google Notícias