ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Defesa inicia operação para combater crimes na região de fronteira

Por Yara Aquino, da Agência Brasil | 09/10/2012 13:33

O Ministério da Defesa iniciou hoje (9) a Operação Ágata 6, com um efetivo de 7,5 mil militares para patrulhar mais de 4 mil quilômetros de fronteira entre o Brasil, a Bolívia e o Peru. A operação para combater crimes na região de fronteira terá duração de duas semanas.

Os militares atuarão nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia e do Acre. Serão usados aviões de caça, helicópteros de combate, navio-patrulha e veículos blindados. Antes do início da operação, o Ministério da Defesa informou os governos da Bolívia e do Peru sobre a ação.

Além de 7,5 mil homens na linha de frente da operação, a operação envolve10 mil em atividades de logística como transporte, saúde, alimentação e atividades cívico-sociais em apoio a comunidades carentes.

A ação faz parte do Plano Estratégico de Fronteiras, criado em 2011, que prevê a realização intercalada de duas operações: Ágata, sob comando do Ministério da Defesa, e Sentinela, orientada pelo Ministério da Justiça. Entre os crimes identificados pela operação em regiões fronteiriças estão o narcotráfico, o contrabando de armas e de madeira e o roubo de animais.

Na operação anterior, a Ágata 5, foram feitas 268 inspeções em embarcações e vistorias em 41,3 mil veículos leves. Cerca de 880 quilos de maconha e cocaína foram apreendidos, além de 11,7 mil quilos de explosivos.

De acordo com o Ministério da Defesa, no ano que vem, deverão ser feitas três ações.

 

Nos siga no Google Notícias