ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Diretoria da Famasul marca coletiva para falar sobre reintegração de fazenda

Aliny Mary Dias | 31/05/2013 10:27

O presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Eduardo Riedel e o diretor secretário do órgão, Ruy Fachini, irão falar sobre a ação de reintegração de posse da fazenda Buriti em Sidrolândia. A entrevista coletiva foi marcada para às 14 horas desta sexta-feira (31).

De acordo com a entidade, a diretoria da Famasul também deve esclarecer os dados sobre a invasão em todo o Estado.
A ação de reintegração de posse começou na manhã de ontem (30) e houve confronto entre índios e policiais. O embate durou cerca de 8 horas e terminou com a morte do indígena Oziel Gabriel, de 35 anos, e pelo menos outros seis ficaram feridos.

Quinze indígenas foram presos e três adolescentes apreendidos. Os índios foram levados para a sede da Polícia Federal em Campo Grande e prestaram depoimento até às 2h30 da madrugada de hoje.

Todos foram liberados e devem responder pelo crime de desobediência, de acordo com o advogado que representa os indígenas, Luiz Henrique Eloy.

Pós-confronto – Depois do conflito durante a desocupação, o clima é tranquilo na manhã de hoje (31). A reportagem do Campo Grande News encontrou nesta manhã, no trajeto até a propriedade, apenas um pequeno grupo de indígenas na região.

A Polícia Militar de Sidrolândia informou que não atendeu nenhuma ocorrência naquela região durante à noite de ontem e a madruga de hoje.

Foram cerca de 8 horas de conflito na fazenda. Um grupo de indígenas resistiu à reintegração. Primeiro, os terena atearam fogo na sede da fazenda Buriti, ao saberem da chegada de policiais no local. Depois, ainda tentaram ficar espalhados pela propriedade. Também queimaram duas pontes que dão acesso à propriedade. A situação só foi controlada por volta das 15h.

Nos siga no Google Notícias