ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Fala de André provoca polêmica em evento sobre terras indígena

Marta Ferreira | 26/05/2011 18:03
A corregedora de Justiça Eliana Calmon conversa com o governador André Puccinelli durante evento. (Foto: divulgação)
A corregedora de Justiça Eliana Calmon conversa com o governador André Puccinelli durante evento. (Foto: divulgação)

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) veio a Mato Grosso do Sul para discutir uma solução para problema histórico no Estado, as disputas entre índios e fazendeiros por terra. A ideia era fomentar a conciliação em torno de uma alternativa que possa por fim a décadas de disputas. Mas o que marcou o primeiro dia dos debates, que vão até amanhã, foram declarações polêmicas do governador André Puccinelli (PMDB).

A mais comentada foi a proposta de que sejam usadas terras tomadas de traficantes e do Revendo Moon, além de áreas compradas em torno das aldeias, com investimento do governo e de fazendeiros, para assentamento dos índios que reivindicam terras.

Ao comentar o recebimento de propostas do governo do Estado com propostas para a questão, a corregedora do CNJ Eliana Calmon de Sá, foi categórica: “A visão do governador é uma visão, mas não é absolutamente a solução. Se fosse já estaria resolvido. Se o governador do estado tivesse uma solução que fosse uma solução adequada, nós não precisaríamos estar aqui”, declarou.

Puccinelli também usou sua fala para criticar a ação da Funai (Fundação Nacional do Índio) no Estado, dizendo que o órgão pouco faz nas aldeias.

Dirigindo-se ao presidente do órgão, Márcio Meira, acusou-o de descumprir um acordo em relação aos levantamentos para demarcação de terras indígenas, prevendo, por exemplo, que fossem indicados técnicos do governo do Estado para acompanhar os trabalhos e que os fazendeiros fossem notificados antes da entrada das equipes. Chegou a haver decisão judicial neste sentido, que acabou caindo.

Tensão-O governador afirmou, ainda, que, da parte dele, só tem apoio os indígenas que não são “bagunceiros”, conforme definiu.

Nesse trecho, elencou as ações do governo estadual para os indígenas, como o uso de máquinas do Estado para patrolamento nas aldeias, a bolsa-universitária indígena e a distribuição de cestas básicas.

“Eu não aceito invasão nem fechamento de estradas”, afirmou, em alusão a ações que tem sido usadas frequentemente como forma de pressionar pela demarcação de terras já identificadas como pertencentes às nações indígenas.

Momento tenso- André chegou a ser chamado de mentiroso durante sua fala, por um índio presente, ao afirmar que a aldeia Panambi, que antes era ocupada por colonos instalados no local no governo Getúlio Vargas, tenha virado uma “quiçaça”.

O governador devolveu a afirmação. “Mentiroso é o senhor”, disse ao indígena.

A fala de Puccinelli, a última entre as autoridades que discursaram no evento, provocou críticas negativas.

O subprocurador da República Eugênio Aragão, que participou da mesa de debates, discursou após o governador deixar o local e considerou que as ideias manifestadas pelo governador não contribuem para a tentativa de encontrar uma solução ao problema. Aragão comentou que existem propostas defendendo que os fazendeiros com titulação legal de suas áreas identificadas como terra indígena e que encontrar um denominador comum seria o caminho ideal para cessar as disputas que já provocam até mortes.

“Eu entendo que a proposta do governador significaria redução das terras a serem demarcadas, além de ir de encontro ao que prevê a Constituição”, completou o procurador da República em Mato Grosso do Sul Emerson Kalife Siqueira.

Os representantes do CNJ continuam em Dourados e amanhã fazem uma inspeção nas aldeias da região, onde vive a maior população indígena urbana do Estado.

Nos siga no Google Notícias