ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Dono de gráfica preso na Lama Asfáltica tenta liberdade em tribunal

Aline dos Santos | 17/05/2017 07:41
Gráfica Alvorada é apontada como ponto de lavagem de dinheiro. (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)
Gráfica Alvorada é apontada como ponto de lavagem de dinheiro. (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)

Preso na 4ª fase da operação Lama Asfáltica, o dono da Gráfica Alvorada também busca a liberdade no TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), com sede em São Paulo.

O pedido de habeas corpus de Micherd Jafar Júnior tramita desde ontem e foi distribuído para o desembargador Paulo Fontes, que já concedeu liminar e pôs em liberdade o ex-secretário adjunto da Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda), André Luiz Cance.

Ambos foram presos na última quinta-feira (dia 11) em Campo Grande, durante a operação Máquinas de Lama, uma nova etapa da Lama Asfáltica deflagrada pela PF (Polícia Federal). Ontem, Cance deixou o Centro de Triagem “Anízio Lima” em silêncio.

Ele é apontado como gerenciador de planilhas de propina. O MPF (Ministério Público Federal) sustenta que Cance é “possivelmente uma das pessoas que mais enriqueceu com as práticas criminosas contra o erário sob investigação”.

Já uma das suspeitas levantada sobre Micherd é dilapidação de patrimônio “para evitar o ressarcimento ao erário e manter uma vida de luxo, com possibilidade de prosseguir nas atividades criminosas”. A gráfica seria utilizada para lavagem de dinheiro.

Também segue preso Jodascil da Silva Lopes, que é ex-servidor SED (Secretaria de Estado de Educação). Ele se entregou à polícia na última segunda-feira (15). A operação ainda resultou no uso de tornozeleira eletrônica para monitorar os passos do ex-governador André Puccinelli (PMDB), que deve pagar fiança de R$ 1 milhão.

O prejuízo aos cofres públicos calculado pela força-tarefa é de R$ 150 milhões. O grupo é formado por PF, MPF, CGU (Controladoria-Geral da União) e Receita Federal.

Nos siga no Google Notícias