A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 20 de Janeiro de 2019

25/10/2010 10:59

Donos de cães apreensivos com dúvidas e demanda do CCZ

Redação

A semana começou com grande movimentação e muitas dúvidas no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Donos de cães chegavam esta manhã ao centro apreensivos, principalmente, com relação a pequenos sinais que poderiam estar relacionados à doença.

Em 1 hora foram examinados 9 cães, sendo que destes, 1 teve a doença confirmada com exame e outro foi recolhido por orientação do CCZ por estar com grande número de sintomas da doença.

Acompanhado pela esposa, o vigilante Maxsander Pereira de Almeida de Souza, 28 anos, levou as duas cadelas de estimação que possuem ao centro. Um dos animais tinha uma pequena mancha no pelo.

"Não sei se é sujeira ou alguma coisa, mas no vizinho teve (um caso de leishmaniose). Mas quando um pega o outro também pega? Não sei como que é", questiona o vigilante.

A mudança de cor no pelo, aparentemente comum, foi avaliado como um dos sintomas da leishmaniose. Em 15 minutos, Souza ficou sabendo do resultado: positivo para a doença. Isso significava que o casal teria que voltar para casa com apenas 1 das cadelas.

O outro bicho de estimação do vigilante não tinha sinais aparentes. Ainda assim foi recolhido material para exame. "O resultado sai em 15 dias quando não tem nenhum sintoma. Eles falaram que ligam, mas que se a gente quiser também pode ligar", conta Souza após receber orientações de um dos servidores do centro.

Já Aparecida Flordalia dos Santos Nascimento, 42 anos, tinha nos braços um cão vira-latas com aparência debilitada que tinha uma irritação no pêlo. A dona suspeitava, ainda, que o bicho estaria perdendo a visão.

"Trouxe para saber que procedimento que tem que ter com o animal", explica Aparecida.

Após 15 minutos de espera, Aparecida recebeu boa notícia, o exame tinha dado negativo para leishmaniose. Orientada a procurar um veterinário para averiguar qual o problema do animal, ela saiu impressionada com a rapidez do resultado.

"Isso é importante. A gente não volta com o animal para casa", diz Aparecida.

Demanda

Mega-Sena acumula e pode pagar até R$ 38 milhões na quarta
Ninguém acertou as seis dezenas da sorte na noite deste sábado (19) e o prêmio da Mega-Sena acumulou em R$ 38 milhões. O próximo sorteio está previst...
OMS lista as 10 principais ameaças para a saúde em 2019
Surtos de doenças preveníveis por vacinação, altas taxas de obesidade infantil e sedentarismo, além de impactos à saúde causados pela poluição, pelas...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions