ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Donos de cães apreensivos com dúvidas e demanda do CCZ

Redação | 25/10/2010 10:59

A semana começou com grande movimentação e muitas dúvidas no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Donos de cães chegavam esta manhã ao centro apreensivos, principalmente, com relação a pequenos sinais que poderiam estar relacionados à doença.

Em 1 hora foram examinados 9 cães, sendo que destes, 1 teve a doença confirmada com exame e outro foi recolhido por orientação do CCZ por estar com grande número de sintomas da doença.

Acompanhado pela esposa, o vigilante Maxsander Pereira de Almeida de Souza, 28 anos, levou as duas cadelas de estimação que possuem ao centro. Um dos animais tinha uma pequena mancha no pelo.

"Não sei se é sujeira ou alguma coisa, mas no vizinho teve (um caso de leishmaniose). Mas quando um pega o outro também pega? Não sei como que é", questiona o vigilante.

A mudança de cor no pelo, aparentemente comum, foi avaliado como um dos sintomas da leishmaniose. Em 15 minutos, Souza ficou sabendo do resultado: positivo para a doença. Isso significava que o casal teria que voltar para casa com apenas 1 das cadelas.

O outro bicho de estimação do vigilante não tinha sinais aparentes. Ainda assim foi recolhido material para exame. "O resultado sai em 15 dias quando não tem nenhum sintoma. Eles falaram que ligam, mas que se a gente quiser também pode ligar", conta Souza após receber orientações de um dos servidores do centro.

Já Aparecida Flordalia dos Santos Nascimento, 42 anos, tinha nos braços um cão vira-latas com aparência debilitada que tinha uma irritação no pêlo. A dona suspeitava, ainda, que o bicho estaria perdendo a visão.

"Trouxe para saber que procedimento que tem que ter com o animal", explica Aparecida.

Após 15 minutos de espera, Aparecida recebeu boa notícia, o exame tinha dado negativo para leishmaniose. Orientada a procurar um veterinário para averiguar qual o problema do animal, ela saiu impressionada com a rapidez do resultado.

"Isso é importante. A gente não volta com o animal para casa", diz Aparecida.

Demanda

Nos siga no Google Notícias