A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

20/03/2014 15:00

Em MS, 61% dos professores do ensino médio são temporários

Aline dos Santos

Em Mato Grosso do Sul, 61% dos professores têm contratos temporários. Os dados são de auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União), que avaliou a oferta e a qualidade do ensino médio no Brasil.

No País, a média de professores contratados é de 30%. No entanto, Mato Grosso do Sul faz parte da lista dos 11 Estados que têm esta modalidade de contratação acima da média nacional.

O levantamento ainda mostra déficit de 625 profissionais com formação específica no Estado. A maioria é na disciplina de Física: 206.

O mesmo cenário foi retratado no diagnóstico nacional. Há um déficit estimado de 32.738 professores com formação específica nas disciplinas obrigatórias do ensino médio nas redes estaduais de educação em todo o Brasil.

Física é a disciplina com maior déficit: mais de nove mil professores. Ao analisar o quadro de docentes no Brasil, a auditoria revela que há 61 mil professores fora da sala de aula, sendo 40 mil em atividades administrativas, 16 mil em outros tipos de afastamento e 5 mil cedidos a outros órgãos não relacionados à área educacional.

O diagnóstico é resultado de trabalho realizado em sistema de colaboração entre o TCU e outros 28 tribunais de contas estaduais. O levantamento contou com 90 auditores e foram visitadas 580 escolas em todo o território nacional.

O TCU determinou ao Ministério da Educação que apresente plano de ação que contemple, entre outros aspectos, a elaboração de modelo avaliativo que possibilite exprimir a qualidade do ensino médio por escola, e a regulamentação de padrões mínimos de qualidade de ensino, de forma a permitir a definição de valor mínimo por aluno que assegure um ensino de qualidade e sirva de parâmetro orientador da complementação da União ao Fundeb de cada estado.

O Campo Grande News tentou falar com o presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores de Educação de Mato Grosso do Sul), mas Roberto Botarelli Cezar, não foi localizado. 

STF tem maioria a favor de delação negociada pela Polícia Federal
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (13) maioria para manter a autorização legal para que a Polícia Federal (PF) possa negociar delações pre...
UFGD oferece vagas em 36 cursos de graduação pelo Sisu
A UFGD (Universidade da Grande Dourados) está ofertando 944 vagas em 36 cursos de graduação para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada). As inscrições...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions