ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Em MS, cinco municípios ainda estão fora de pacto pela alfabetização

Aline dos Santos | 15/02/2013 09:10
Programa de alfabetização foi lançado no ano passado. (Foto: Minamar Júnior/Arquivo)
Programa de alfabetização foi lançado no ano passado. (Foto: Minamar Júnior/Arquivo)

Em Mato Grosso do Sul, 74 dos 79 municípios concluíram a adesão no Pnaic (Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Os dados do Ministério da Educação foram fechados em dezembro de 2012. Outros cinco ainda não cumpriram todos os procedimentos. O objetivo é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Conforme o ministério, Corumbá e Novo Horizonte do Sul aderiram ao pacto, mas não às ações. Jardim não indicou coordenador e Rochedo não concluiu a adesão. Já Paraíso das Águas está fora do balanço porque ainda não era considerado município. A cidade elegeu o primeiro prefeito no ano passado.

De acordo com a Agência Brasil, 4.997 municípios dos 26 estados mais o Distrito Federal concluíram o processo de adesão ao pacto até dezembro de 2012, o que representa 89,8% dos municípios do país. Um total de 37 universidades públicas é responsável pela formação dos orientadores de estudo, que por sua vez serão responsáveis pela capacitação dos professores alfabetizadores.

“OPnaic é um projeto nacional firmado com todos os entes federativos. Cada um tem uma responsabilidade grande para que o processo de alfabetização seja bem sucedido. Com o plano, haverá um diálogo nacional. Ao mesmo tempo é importante que saibamos guardar as especificidades de cada localidade e que os professores possam criam em cima do material disponível", diz Regina Aparecida Marques de Souza, coordenadora do Grupo de Estudos em Letramento em Educação da Infância e do programa na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

A entrevista foi concedida à Agência Brasil. A UFMS programou a formação dos orientadores para o período de 4 a 8 de março. O Pnaic receberá investimento de R$ 3,3 bilhões em dois anos.

Nos siga no Google Notícias