A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

15/02/2013 09:10

Em MS, cinco municípios ainda estão fora de pacto pela alfabetização

Aline dos Santos
Programa de alfabetização foi lançado no ano passado. (Foto: Minamar Júnior/Arquivo)Programa de alfabetização foi lançado no ano passado. (Foto: Minamar Júnior/Arquivo)

Em Mato Grosso do Sul, 74 dos 79 municípios concluíram a adesão no Pnaic (Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Os dados do Ministério da Educação foram fechados em dezembro de 2012. Outros cinco ainda não cumpriram todos os procedimentos. O objetivo é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Conforme o ministério, Corumbá e Novo Horizonte do Sul aderiram ao pacto, mas não às ações. Jardim não indicou coordenador e Rochedo não concluiu a adesão. Já Paraíso das Águas está fora do balanço porque ainda não era considerado município. A cidade elegeu o primeiro prefeito no ano passado.

De acordo com a Agência Brasil, 4.997 municípios dos 26 estados mais o Distrito Federal concluíram o processo de adesão ao pacto até dezembro de 2012, o que representa 89,8% dos municípios do país. Um total de 37 universidades públicas é responsável pela formação dos orientadores de estudo, que por sua vez serão responsáveis pela capacitação dos professores alfabetizadores.

“OPnaic é um projeto nacional firmado com todos os entes federativos. Cada um tem uma responsabilidade grande para que o processo de alfabetização seja bem sucedido. Com o plano, haverá um diálogo nacional. Ao mesmo tempo é importante que saibamos guardar as especificidades de cada localidade e que os professores possam criam em cima do material disponível", diz Regina Aparecida Marques de Souza, coordenadora do Grupo de Estudos em Letramento em Educação da Infância e do programa na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

A entrevista foi concedida à Agência Brasil. A UFMS programou a formação dos orientadores para o período de 4 a 8 de março. O Pnaic receberá investimento de R$ 3,3 bilhões em dois anos.

Indenizações por morte no trânsito crescem 24% em relação a 2016
O número de indenizações pagas pelo Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Seguro Dpvat) entre janeiro e novemb...
ANS regulamenta novas regras de compartilhamento para planos de saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou duas resoluções normativas na tentativa de dar mais segurança e estabilidade ao mercado de pla...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions