A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

18/09/2012 06:58

Em pressão por reajuste, bancários começam greve nesta 3ª feira

Paula Maciulevicius

Ainda não é possível contabilizar quantos dos 3,6 mil bancários no Estado vão cruzar os braços

Membros do sindicato colam cartazes informando sobre em agências bancárias da região central de Campo Grande. (Foto: Minamar Júnior)Membros do sindicato colam cartazes informando sobre em agências bancárias da região central de Campo Grande. (Foto: Minamar Júnior)
A presidente do Sindicato dos Bancários de Campo Grande, Iaci Torres explica que o movimento inicia pela Capital, mas que ainda não pegou 100% das agências. (Foto: Minamar Júnior)A presidente do Sindicato dos Bancários de Campo Grande, Iaci Torres explica que o movimento inicia pela Capital, mas que ainda não pegou 100% das agências. (Foto: Minamar Júnior)

Quem for às agências bancárias nesta terça-feira pode dar com as portas fechadas. É que a categoria em todo País entrou em greve desde a meia-noite de hoje e por tempo indeterminado.

Em Mato Grosso do Sul, os dois sindicatos, de Campo Grande e região e Dourados e região, afirmam que a paralisação vai até que se tenha uma proposta condizente com a pauta de reivindicações.

Ainda não é possível contabilizar quantos dos 3,6 mil bancários no Estado vão cruzar os braços. A presidente do Sindicato dos Bancários de Campo Grande, Iaci Torres explica que o movimento se inicia pela Capital, mas que ainda não pegou 100% das agências. No total são 140 da região do sindicato.

“É um movimento crescente, vai ampliando. Hoje não atingiremos, mas iniciamos o trabalho de convencimento com os colegas bancários. Parar depende da adesão espontânea”, diz.

A pauta de reivindicações é extensa e inclui questões ligadas à segurança, saúde, garantia de emprego e aumento real de 5%. O reajuste oferecido pela Fenaban foi de 0,58%. Percentual que não agradou a classe.

Em Dourados e região a greve também começou hoje. No município todas as agências estarão de portas fechadas para o atendimento ao público, no total 22 pontos entre agências e postos de atendimento.

O presidente do sindicato, Raul Lídio Verão explica ainda que a decisão foi referendada ontem em assembleia, depois de não haver uma nova proposta feita pela Federação.

“É por tempo indeterminado. Começa hohe e vai depender do que ocorrer”, ressalta.

A paralisação é nacional e inclui tanto bancos públicos quanto privados. Com isso, clientes de bancos que pretendem ir a uma agência bancária poderão encontrar funcionando apenas os caixas eletrônicos.

Os bancários reivindicam reajuste salarial de 10,25%, com 5% de aumento real, além de plano de cargos, carreira e salários, maior participação nos lucros e resultados e mais segurança nas agências. A proposta oferecida pela Fenaban foi 6% de reajuste salarial.

Segundo matéria da Agência Brasil, a Federação tinha até essa segunda-feira para apresentar uma nova proposta. Há quase 500 mil bancários em todo o Brasil. Conforme a Fenaban muitas das operações bancárias poderão ser realizadas por meio dos caixas eletrônicos, internet, telefone e correspondentes bancários, como casas lotéricas, agências dos Correios e outros estabelecimentos credenciados.

No ano passado, a greve da categoria durou 21 dias.

Greve dos bancários em Campo Grande começa nesta terça-feira
Greve terá tempo indeterminado. A Capital conta com 2 mil bancários e 140 agênciasA partir da meia-noite, os bancários de Campo Grande entram em gre...
Greve de bancários deve fechar 20 agências em Dourados a partir de terça
A greve dos bancários que a categoria promete iniciar amanhã em várias regiões do país deve interromper também o atendimento em Dourados. Serão 21 ag...
Bancários de Campo Grande anunciam greve a partir do dia 18
Os bancários anunciaram hoje que a categoria entra em greve a partir da próxima terça-feira (18), contra a proposta de reajuste de 6% oferecida pelos...
Mega-Sena acumula e prêmio no sábado pode chegar a R$ 39 milhões
A Mega-Sena mais uma vez ficou sem vencer na noite desta quarta-feira (13) e, assim, acumulou. O prêmio pode subir para R$ 39 milhões no sorteio do p...


Engraçado que contra corrupção, atendimento precário na saúde pública, segurança e educação ninguém reclama ou faz manifestação, o banqueiro e o governo tem dinheiro de sobra para pagar o que os bancários estão pedindo, é muito lucro que tiveram, e saibam, a inflação consome o poder de compra, se a sua categoria com o seu sindicato é comodista, não reclame, porque a culpa é sua e fique como está.
 
Antonio Carlos Nunes em 19/09/2012 11:15:00
Esse é o resultado de uma coisa chamada concurso público...ninguém pode fazer nada...é nosso sistema, agora esperamos a boa vontade deles...
 
Tony Marcello Lima Ferraz em 18/09/2012 12:57:36
Engraçado esses comentários, mas quando ficam mais de 1 hora na fila do banco por falta de bancário, eles reclamam para o atendente e nunca pro banqueiro, e não pensem que os bancários gostam de greve, pq quando termina tem de pagá-la fazendo horas extras.
 
Carlos Lima em 18/09/2012 11:54:10
ACHO VALIDO PROTESTAR!!! MAS ATRAPALHAR O CIDADÃO, NÃO DÁ MAIS PRA ACEITAR!!
QUER FAZER GREVE, FAÇA!! MAS FUNCIONE NEM QUE SEJA O SERVIÇO A POPULAÇÃO!! O QUE NÓS TEMOS A VER COM O BANQUEIRO QUE TE PAGA POUCO, NADA, NÉ!! ENTÃO RESPEITA O POVO CAMBADA DE GREVISTA!!
OU FAZ O SEGUINTE, ESTUDA E PASSA EM UM CONCURSO QUE O SALÁRIO SEJA COMPATIVEL COM O QUE VC MERECE GANHAR!! QUE TAL!!
 
LUCAS MOTA em 18/09/2012 11:25:47
Ridículo ta na moda qualquer coisinha entrarem em greve, querem ter copa, olimpíadas e o caramba a4 e só tem greve atrás de greve vergonha em ser brasileiro, não sabem sentar e conversar. Parabéns Lula essa é a herança que deixou para o povo 'brasileiro'. Fico imaginando os outros países que olham pra gente, devem imaginar o lixo que não deve ser aqui e eles devem pensar assim pq é essa a verdade!
 
Lucas Cardoso em 18/09/2012 11:13:58
E a população, como fica?!!
Pq o banqueiro continua lucrando com atendimento eletronico, os bancários no fim terão suas propostas! Grande luta essa, que só prejudica o cidadão!
 
Ely Quevedo em 18/09/2012 11:06:39
Ta na hora de quem ganha salario minimo fazer GREVE para que o governo aumente o salario minimo , ja pensou ai sim o brasil para ai eu queria ver essa greve .
 
Lauro marcio pereira de lima em 18/09/2012 10:49:56
Esse povo não se contenta não, mais uma greve. Virou moda. Afff....
 
Fernando Barros em 18/09/2012 10:37:33
Esses bancarios vou te falar, com essa greve todo mundo vai pro internet banking e pros caixas eletronicos, provando que cada vez mais os bancos dependem menos dos funcionários, quem sofre é só o povao mesmo, por que quem tem um pouco de conhecimento e internet, a muito tempo nao pega fila em banco.
 
Zemerson Silva em 18/09/2012 10:26:32
Santo Deus, mais uma greve!!! Todo ano te greve dos bancários, provavelmente é o primeiro evento que eles marcam no início do ano. Tá na hora de mudar essa política de grevistas.
 
Arthur Nobre em 18/09/2012 09:51:20
greve ta na moda
 
robson olivieira em 18/09/2012 08:28:04
sou Cooperado do SICREDI e a cooperativa não faz greve.... isso é bom pois não me atrapalha no meum dia a dia. tem 08 Unidades ou Agencia em Campo Grande....
 
Humberto Fernandes em 18/09/2012 08:20:05
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions