ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Empregos

Com salário 24% menor, terceirização é retrocesso, diz superintendente

Viviane Oliveira | 14/05/2015 11:36
A lei da terceirização para atividade-fim é um absurdo para qualquer categoria, segundo o superintendente do trabalho em MS, Yves.  (Foto: Marcelo Calazans)
A lei da terceirização para atividade-fim é um absurdo para qualquer categoria, segundo o superintendente do trabalho em MS, Yves. (Foto: Marcelo Calazans)

"A gente não pode aceitar o retrocesso trabalhista em função de uma modernização da economia, para competir com o mercado internacional". A frase é do superintende do SRT (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso do Sul), Yves Drosghic, sobre o projeto de lei que regulamenta contratos de terceirização no mercado do trabalho para qualquer atividade. O texto, que foi aprovado no começo do mês passado na Câmara dos Deputados, tramita para votação no Senado Federal.

De acordo com o superintendente, a lei da terceirização já é fato consumado na economia do Brasil. No entanto, o que preocupa é a terceirização em postos relacionados à atividade-fim (atividade principal) e não somente as atividades-meio (limpeza e segurança) como acontece atualmente nas empresas e órgãos públicos. “As grandes corporações empresariais e outras federações defendem o projeto como uma forma de agilizar o trabalho, diminuir a burocracia e ser bom para a economia”, diz.

Porém, estudos apresentados pelas centrais sindicais mostram que os terceirizados ganham, em média, um salário 24% menor do que os empregados formais. Além disso, trabalham até três horas a mais por dia. “Quem ganha com a lei da terceirização para atividade-fim é o empresario, porque para o trabalhador é prejuízo”, afirma.

Conforme o superintendente, a maior parte dos acidentes de trabalho acontece com o trabalhador terceirizado. Na terceirização, uma empresa prestadora de serviços é contratada por outra empresa para realizar serviços determinados, ou seja não há vínculo empregatício entre a empresa contratante com os trabalhadores das prestadoras de serviços. “A presidente Dima Rousseff (PT) já se posicionou contra no que diz respeito a terceirização fim”, destaca.

Yves acredita que haverá mudança no texto antes de ser aprovado. “Regulamentar é importante, agora eles [deputados federais] querem aproveitar o caminho da regulamentação e estender para atividade-fim, isso preocupa muito”. Agora, caberá  ao Senado a apreciação do projeto, se ele for alterado pelos senadores, a matéria terá que voltar à Câmara para nova apreciação dos deputados.

Confira abaixo as mudanças previstas no projeto da terceirização.

Ilustração divulgada pela Câmara dos Deputados.
Ilustração divulgada pela Câmara dos Deputados.
Nos siga no Google Notícias