Demanda por tapa-buraco leva prefeitura a buscar trabalhadores nos bairros
Além do tapa-buraco, há vagas para serviço de capina e limpeza em áreas públicas de Campo Grande
Com a crescente demanda por serviços como tapa-buraco, capina e roçada em Campo Grande, especialmente após o período de chuvas, a Prefeitura intensificou a busca por mão de obra por meio do Primt (Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho), coordenado pela Funsat (Fundação Social do Trabalho). Para agilizar as contratações, mutirões são realizados diretamente nos bairros, oferecendo 360 vagas neste mês com salário de R$ 1.518, cesta básica, alimentação nos dias de trabalho e capacitação gratuita.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Prefeitura de Campo Grande intensificou a busca por trabalhadores através do Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho (Primt), oferecendo 360 vagas com salário de R$ 1.518, além de benefícios. A iniciativa visa suprir a crescente demanda por serviços como tapa-buraco, capina e roçada, especialmente após o período de chuvas. Para facilitar as contratações, mutirões estão sendo realizados em diferentes bairros da capital. Os candidatos devem estar desempregados, ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa e participar de capacitação profissional com mínimo de 40 horas/aula. Os contratos têm duração de 24 meses, com renovações semestrais.
Nesta terça-feira (20), o mutirão chegou ao Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Jardim Aero Rancho, na Rua Globo de Ouro. A ação faz parte de um cronograma que contempla seis bairros da Capital ao longo de maio, para descentralizar o atendimento e evitar aglomerações e filas no centro da cidade. As vagas são voltadas principalmente para serviços operacionais vinculados à Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) que enfrenta deficit de pessoal para atender a demanda nas ruas. Os interessados também terão acesso a cursos e palestras, com no mínimo 40 horas/aula de qualificação.
A ação reuniu dezenas de pessoas desde as primeiras horas do dia. A dona de casa Deise Santana, de 44 anos, chegou às 5h15 e já tinha 20 pessoas na frente dela. “A fila já estava grande, mas vale a pena enfrentar. Já participei do Primt, é uma oportunidade boa para conquistar alguma coisa, se a gente não acordar cedo não conquista nada. Tenho uma menina de 15 anos e não posso parar. ”, disse.
O jovem Diogo Vinícius Cavalcante, de 21 anos, também chegou cedo. “Cheguei às 5h30. Faço bicos como motoentregador, mas estou animado para aprender e ver como é a experiência. Aceito qualquer vaga, em qualquer colocação, o importante é trabalhar”, destacou.
A dona de casa Sandra Domingos, de 29 anos, chegou mais tarde e encontrou a fila cheia. “Cheguei às 7h20. Já trabalhei no Primt uma vez lá na prefeitura, no serviço de limpeza, mas quando me escrevi não tinha fila, achei que hoje não ia ter também. Pelo menos vou ficar cadastrada. Estou desempregada há dois anos, porque tive uma bebê. Além dela, tenho mais cinco crianças e preciso muito de uma renda”, afirmou.
A participação no programa exige que o candidato já tenha passado anteriormente pelo cadastro reserva e que atenda a critérios como estar desempregado e ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa.
Segundo João Henrique Bezerra, diretor-presidente da Funsat, a expectativa inicial era de entregar 60 senhas, mas a demanda superou as previsões. “Vamos distribuir senhas até as 10h30 e atender durante todo o dia. Nos próximos dias, estaremos em outras regiões da cidade com o mesmo trabalho. Levar o atendimento aos bairros aproxima as pessoas do serviço e evita que elas precisem dormir na fila no centro da cidade”, afirmou.
A lista com os nomes dos selecionados será publicada no Diário Oficial do Município até o final da próxima semana. Os classificados deverão se apresentar na sede da Funsat, na Rua 14 de Julho, nº 992, na Vila Glória, para assinatura de contrato com duração de 24 meses, renovado a cada seis meses mediante comprovação de participação nos cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pelo programa. Ao término do contrato, a pessoa poderá se inscrever novamente após seis meses.
Além das vagas de trabalho, equipes da SAS (Secretaria de Assistência Social) estiveram no local para realizar cadastros em outros programas sociais. Os interessados podem obter mais informações pelo telefone (67) 4042-0585, ramal 5933, de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Nos próximos dias o Primt Itinerante estará em outros cinco bairro, veja o calendário abaixo.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.