ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SÁBADO  24    CAMPO GRANDE 29º

Empregos

Inscrições para vestibular 2023 do ITA são reabertas com provas na Capital

São 150 vagas para brasileiros natos solteiros, de ambos os sexos, com idade até 25 anos, avaliados em 3 fases

Gabriela Couto | 19/09/2022 09:33
Fachada da sede do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronaútica), localizada no interior de São Paulo. (Foto: Divulgação)
Fachada da sede do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronaútica), localizada no interior de São Paulo. (Foto: Divulgação)

O Ministério da Defesa publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira (19), reabertura das inscrições para o vestibular 2023 do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) entre os dias 19 a 27 de setembro. As provas serão aplicadas em várias cidades do país, inclusive em Campo Grande.

Ao todo são 150 vagas para brasileiros natos, de ambos os sexos, que não completaram 25 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula. Também é preciso ter concluído o ensino médio até 2022. A taxa de inscrição é de R$ 195.

O ITA fica em São José dos Campos (SP), a 80 km da capital paulista. Como um dos centros de ensino mais importantes do país, oferece para os aprovados bolsa de estudo que compreende ensino e alimentação. A residência no Campus é facultativa.

As 150 vagas serão divididas em 36 para optantes à carreira militar, destinadas exclusivamente aqueles candidatos que tenham interesse em ingressar no Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da Força Aérea Brasileira, e as demais 114 vagas para não-optantes à carreira militar.

Os cursos de graduação em engenharia no ITA têm duração de 5 anos, dos quais os 2 primeiros anos constituem o Curso Fundamental, com conteúdos básicos de engenharia, e os 3 últimos anos correspondem aos Cursos Profissionais, específicos para cada especialidade de Engenharia, que são divididas em Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica.

Após a conclusão do Curso de Graduação com aproveitamento, segundo o Projeto Pedagógico do ITA, os alunos que houverem optado pela carreira militar e forem convocados como Aspirantes-a-Oficial serão promovidos ao posto de 1º Tenente do Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da Aeronáutica e serão distribuídos nas Organizações Militares do COMAER (Comando da Aeronáutica), conforme a conveniência e a necessidade da administração.

Fases - Os endereços dos locais de realização das provas, salas e número de inscrição serão publicados, na página de Internet no dia 7 de outubro. Ao todo serão três fases para a aprovação.

A primeira prevista para o dia 16 de outubro é o exame de escolaridade, com prova em um único dia, composta por questões objetivas de Matemática, Física, Química, Português e Inglês. A segunda são provas em dois dias, sendo nos dias 8 e 9 de novembro, compostas por questões dissertativas de Matemática, Física, Química e uma Redação. Já a terceira é a inspeção de saúde, realizada na sede do ITA.

Nos siga no Google Notícias