ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Estado de exceção no Paraguai termina sem resultados

Redação | 24/05/2010 08:24

O estado de exceção no Paraguai termina nesta segunda-feira sem resultados práticos ou a prisão de líderes do EPP (Exército do Povo Paraguaio), razão de ter sido decretado pelo presidente do país vizinho, Fernando Lugo.

A caça ao EPP ocorreu em cinco departamentos (estados) paraguaios, inclusive o de Amambay, que faz fronteira com o Estado. Foram mobilizados quase 3.000 militares e policiais. O presidente não pretende prorrogar o estado de exceção.

Além de autorizar a presença militar nas ruas, as operações permitiram prisões sem mandado judicial.

De acordo com reportagem da Folha de São Paulo, o único integrante do EPP capturado no período foi Julián de Jesús Ortiz, que tinha função logística, segundo a polícia.

Vários membros da oposição a Lugo chamaram de "fracasso" o estado de exceção e disseram que Lugo é incapaz de coordenar as Forças Armadas. O jornal paraguaio ABC Color também destacou a ineficiência da operação que visava acabar com seqüestros e assassinatos cometidos pela guerrilha.

O governo contestou dizendo que, apesar de não ter acabado com o EPP, obteve bons resultados no âmbito da segurança pública. Lugo promete apresentar os números essa semana no Congresso.

O estado de exceção resultou em diminuição dos índices de criminalidade, prisão de cem foragidos da Justiça e apreensão de quatro toneladas de maconha, segundo o Ministério do Interior.

Ontem, Lugo esteve nos departamentos de Concepción e Amambay para avaliar o efeito da medida e prometeu buscar outro instrumento legal para manter os militares na região.

Formado por jovens pobres e de origem camponesa, o EPP tem como bandeira a reforma agrária e vive camuflado entre sem-terra.

Desde 2001, o grupo reivindicou ao menos quatro sequestros, atentou contra a sede do Poder Judiciário em Assunção e travou combates armados contra a polícia.

As autoridades paraguaias afirmam que o EPP recebeu treinamento das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e de organizações cubanas e venezuelanas.

Ontem a tarde, agentes da FOPE (Forças de Operações Policiais Especiais) estiveram em Vallemí, próximo a Porto Murtinho, após denúncia de que seis homens do EPP estavam na região. De acordo com o ABC Color, o peão de uma fazenda de gado viu os homens e alertou as autoridades.

Os militares não encontraram os suspeitos.

Nos siga no Google Notícias