ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Exame para leishmaniose não respalda sacrifício de cães

Redação | 27/11/2010 09:11

A polêmica sobre o sacrifício de cães diagnosticados com leishmaniose volta à pauta de discussão em simpósio que acontece hoje e amanhã, no auditório da Famasul, em Campo Grande. Médicos veterinários e autoridades em saúde pública discutem qual o "caminho do meio" para os animais que apresentam sintomas da doença. Hoje, a eutanásia de cães é feita mesmo sem autorização do dono.

Nas discussões do simpósio, promovido pelo CRMV-MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária-MS), estão o tratamento da doença, o uso da coleira e a eutanásia dos cães diagnosticados com a doença. A presidente do CRMV-MS, Sibele Cação, avalia que a dúvida em torno do exame é o que prejudica a prática do sacrifício.

"O exame sorológico não tem 100% de certeza, há o risco de o resultado apresentar um falso positivo, o que leva a morte um animal que não tem comprovadamente a doença. Isso acontece principalmente quando o animal não tem sintomas, mas o resultado dá positivo", comenta Sibele.

Em Campo Grande houve 32 mortes em quase 400 casos da doença, segundo a União, entre 2006 e 2008. Somente neste ano, o Campo Grande News noticiou a morte de quatro pessoas vítimas da leishmaniose, em municípios como Corumbá, Ladário, Três Lagoas e na Capital. Além disso, o município de Coxim precisou decretar emergência por conta do surto da doença.

Segundo a OMS, a leishmaniose visceral registra anualmente 500 mil novos casos humanos no mundo com 59 mil óbitos. Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% das ocorrências. Na América Latina, ela já foi detectada em 12 países e, destes, cerca de 90% dos casos acontecem no Brasil, onde, em média, 3.500 pessoas são infectadas anualmente.

A presidente do conselho acrescenta que a população, quando tem dúvida, pode exigir o exame de contraprova. "A prefeitura não faz porque sairia o dobro do custo, fazer um exame e depois comprova-lo com outro. Mas a população tem como buscar outros meios", disse, citando as clínicas particulares.

Coleira

Nos siga no Google Notícias