ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Exército celebra 150 anos da histórica Retirada da Laguna

A batalha marcou a luta das tropas brasileiras contra as tropas paraguaias

Lucas Junot | 08/07/2017 11:14
O Exército faz uma releitura da Retirada da Laguna (Foto: Arquivo)
O Exército faz uma releitura da Retirada da Laguna (Foto: Arquivo)

O CMO (Comando Militar do Oeste) realiza, nos dias 12 e 13 de julho, a 13ª Jornada Cultural da Retirada da Laguna, em comemoração ao sesquicentenário do fato histórico que foi um dos principais episódios que marcaram o Conflito da Tríplice Aliança (1864-1870).

A Jornada ocorrerá nos municípios de Jardim, Nioaque e Anastácio (Porto Canuto), reunindo instituições civis, historiadores, pesquisadores e professores integrantes do "Projeto 150 anos da Retirada da Laguna", inciado em 2016. O objetivo é promover o estudo e a divulgação do evento histórico da Retirada da Laguna e das Operações Bélicas ocorridas na Província de Mato Grosso durante a Guerra da Tríplice Aliança, sob a coordenação geral do Centro de Análise e Difusão do Espaço Fronteiriço da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

A Retirada marcou a luta das tropas brasileiras contra as tropas paraguaias em situações adversas. Já no desenrolar da guerra, em 1867, o Exército Brasileiro enviou para a frente de combate um efetivo de cerca de três mil homens, liderados pelo coronel Carlos de Morais Camisão, que decidiu adentrar o território paraguaio até alcançar Laguna (nas imediações da cidade de Bela Vista), o que ocorreria em abril do mesmo ano.

Os soldados brasileiros sofreram com as investidas paraguaias, pela fome, pela defasagem logística e por vários tipos de doenças. Sem alternativa, as tropas brasileiras foram forçadas a se retirar de Laguna, como única possibilidade de garantir a vida dos sobreviventes. Dos três mil soldados enviados inicialmente para compor as tropas, apenas 700 sobreviveram. Seus nomes estão gravados em um monumento em Porto Canuto (na cidade de Anastácio).

A retirada de Laguna ocorreu entre 8 de maio e 11 de junho de 1867 e percorreu uma vasta região no Mato Grosso do Sul que hoje representa os municípios de Bela Vista, Antônio João, Guia Lopes, Jardim e Nioaque.

Nos siga no Google Notícias